Para produzir o Minas da Várzea fomos até o distrito de Parelheiros, extremo sul da capital paulista, em direção à aldeia indígena do povo Guarani Mbya e ao campo de terra laranja de Vargem Grande, bairro construído dentro de uma cratera formada por um corpo celeste há milhões de anos.
As repórteres Priscila Pacheco e Luana Nunes, correspondentes do Grajaú e Parelheiros, foram ouvir as histórias das meninas que não largam a bola. E os desenhistas Alexandre De Maio e Magno Borges foram junto, para ajudar a contar todos os detalhes em HQ.
Estas e outras “minas” nos contaram sobre as dificuldades que enfrentam para jogar futebol. Às vezes o dinheiro não dá para pagar a tarifa do ônibus –e aí como faz para participar do campeonato longe de casa? O tempo para treinar é escasso –afinal, tem o horário de trabalho e a distância. Há também quem pegue emprestado o uniforme do time masculino.
Mas a gente vai contar o placar final deste jogo no livro.
Minas da Várzea pode ser baixado de maneira gratuita através do aplicativo SuperComics. Faça o download do aplicativo em sua loja de apps e procure por Minas da Várzea.
Confira a lista de 166 pessoas que acreditaram no projeto.