Relembre o histórico de problemas ocorridos na linha do monotrilho da zona leste de São Paulo
Inaugurada em agosto de 2014, a Linha 15-Prata do Metrô, o famoso monotrilho, coleciona problemas e dores de cabeça para os moradores da zona leste
Segundo levantamento feito pela TV Globo, a linha ficou com a medalha de prata em quantidade de falhas entre as linhas operadas pelo Metrô em 2022. Foram 22, ficando atrás somente da linha 1-Azul, que teve 30 ocorrências
Em 2023 não está sendo diferente. Em março, um trem se chocou com outro entre as estações Sapopemba e Jardim Planalto, antes do início das operações. Por conta da colisão, a linha ficou paralisada por um dia inteiro
De acordo com o Metrô, a linha composta atualmente por 11 estações teve uma média diária de 117 mil passageiros transportados durante o mês de fevereiro de 2023
Ainda faltam 7 estações para serem entregues, fazendo com o que o trajeto completo seja do Ipiranga (hoje só da CPTM) até a futura estação Hospital Cidade Tiradentes
Contudo, as obras das estações Jardim Marilu, Jardim Pedra Branca, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes estão suspensas. O metrô tem a previsão de entregar as estações Boa Esperança e Jacu-Pêssego somente em 2025
Uma das primeiras broncas da população com a linha foi o tempo que ela demorou para funcionar plenamente. Apesar de inaugurado em 2014, o trecho entre Vila Prudente e Oratório começou a operar das 4h40 até 0h somente dois anos depois
Em setembro de 2022, um bloco de concreto caiu em cima da ciclovia da Avenida Luiz Ignácio Anhaia Mello, na zona leste. Ninguém foi atingido, mas o dia seguinte foi de velocidade reduzida na linha por cerca de 15 horas
Outro incidente com queda de peças, de um pedaço de roda, aconteceu em 2020. Na época, a linha passava por um problema nos pneus dos trens, que fez toda a operação ser paralisada entre os meses de fevereiro e junho daquele ano
A linha 15-Prata é o primeiro monotrilho do Brasil. Outra linha deste formato está em construção, a 17-Ouro, entre o Morumbi e o Aeroporto de Congonhas. Esta era uma das obras previstas para a Copa de 2014 e ainda não foi entregue
Reportagem: Cleberson Santos Edição: Tamiris Gomes Imagens: Léu Britto/Agência Mural, Diogo Moreira/Governo do Estado, Diário do Transporte e @mccarlinhosogp/TikTok Arte e montagem: Matheus Pigozzi