APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Política de uso de inteligência artificial

Image

A Agência Mural acompanha o avanço das chamadas “inteligências artificiais”, vislumbrando nelas um grande potencial, mas, também, preocupações sociais e éticas. Por transparência e compromisso com nossa audiência, a Mural publica aqui as diretrizes que norteiam o nosso uso desse tipo de tecnologia:

  1. Utilizamos inteligência artificial em situações em que ela pode ser útil para cumprirmos a nossa missão de reduzir a desigualdade de informação sobre as periferias e reduzir os estereótipos sobre essas regiões.
  1. Buscamos utilizar IA para automatizar tarefas como transcrição de entrevistas, categorização de notícias e redação de textos simples, sempre sujeitos à revisão humana.
  1. O uso de IA pela Agência Mural respeitará sempre a política editorial da Agência Mural e destina-se a servir a audiência das periferias.
  1. Todos os conteúdos produzidos com ferramentas de inteligência artificial serão submetidos à revisão humana. O(a) autor(a) de qualquer matéria jornalística publicada pela Agência Mural responsabiliza-se por seu conteúdo, independentemente das ferramentas utilizadas no processo de produção. 
  1. Quando uma reportagem ou qualquer tipo de conteúdo for produzido com uso ou auxílio de IA, isso será informado de forma clara à audiência. Como padrão, essa informação será citada ao fim do texto.  
  1. Como moradores das periferias, consideramos imprescindível a adoção de medidas para evitar  a propagação de estereótipos sobre as quebradas. Todo o conteúdo eventualmente gerado por IA será submetido a uma avaliação criteriosa com relação ao risco de preconceito algoritmo e vieses, assegurando que a diversidade seja garantida.
  1. O uso de IA em reportagens investigativas será acompanhado de um botão “Como fizemos”, informando como a tecnologia foi usada na produção da reportagem.
  1. É vedado alimentar modelos de inteligência artificial com dados pessoais sujeitos à Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018). 
  1. A Agência Mural considera que o uso de textos para treinamento, fine-tuning ou constituição de banco de dados acessórios (RAG) de modelos de inteligência deve respeitar a Lei de Direitos Autorais. Não fazemos ou faremos qualquer dessas atividades sem autorização dos respectivos autores(as). O uso ou reprodução de conteúdo da Agência Mural para tal fim deve ser precedido de autorização.   
  1. Essa política será periodicamente atualizada conforme as mudanças tecnológicas relacionadas ao uso de IA.