Comunicadora da diversidade A professora Sheila Costa, 47, e sua companheira Simone Almeida, 47, de São Mateus, zona leste da capital, criaram a revista Alternativa L, que aborda temas no universo lésbico. O material também é trabalhado em sala de aula.
O aprendiz de arquiteto Além das aulas de educação física, Marcos Yamada, 35, do Jardim Novo Pantanal, na zona sul da capital paulista, constrói miniaturas de favelas com materiais recicláveis e usa como exemplo para os alunos.
Educadora mochileira Raquel Gomes, 43, de Cidade Líder, zona leste, de mochila nas costas, já conheceu países dos cinco continentes. As experiências são compartilhadas com os alunos.
Afroempoderadora A professora Flávia Oyátumbi, 43, de Artur Alvim, zona leste da capital, escreveu livro infantil que resgata ancestralidade afro-brasileira
A nossa História O indígena Valmir Batalha, 53, é professor de filosofia, história e sociologia em Ferraz de Vasconcelos e criador do canal “Brasil: cultura invisível" onde ensina acontecimentos históricos sob a perspectiva dos povos originários.
A profe roteirista De fã de quadrinhos, a professora Anita Costa Prado, 53, começou a atuar como roteirista de quadrinhos que quebram estereótipos da comunidade LGBTQIAPN+.
Guardiã da natureza Bianca Nunes foi homenageada dando nome a um parque em Suzano, cidade da Grande São Paulo. Isso porque além de professora de biologia, ela estudou e catalogou espécies da fauna e flora da região. A educadora morreu em 2020.
Texto: Jacqueline Maria da Silva Edição: Sarah Fernandes Montagem: Magno Borges