'Achei meu sentido de vida aqui', diz pedagoga, que ajudou a fundar associação comunitária com base na pedagogia Waldorf
Publicado em 10.11.2025 | 16:56 | Alterado em 10.11.2025 | 18:33
Junto com lideranças comunitárias da favela Monte Azul, no Jardim São Luís, zona sul de São Paulo, a pedagoga alemã Ute Craemer ajudou a fundar Associação Comunitária Monte Azul, em 1979.
Ela levou princípios da pedagogia Waldorf e da medicina antroposófica para as crianças da região e, em parceira com mães, ajudou a criar uma creche e um ambulatório médico, com atendimento gratuito.
“Não era uma vida tranquila na favela nos anos 1970 e 1980. Havia muitas mortes, muitas pessoas foram assassinadas, só que para nós era como algo paralelo, porque trabalhávamos com as crianças”, contou. “Eu achei meu sentido de vida aqui.”
Confira a história no vídeo.
Jornalista e redator. Atuou nas redações do Observatório do Terceiro Setor e Rádio CBN. Adora livros, cinema, podcasts e debater sobre política internacional. Palmeirense. Correspondente do Jardim São Luís desde 2022.
Fotojornalista e videomaker. Transitar pelos becos e vielas do mundo amando cada um do seu jeito e maneira de viver. Cofundador do DiCampana Foto Coletivo. Correspondente do Jardim Monte Azul desde 2010.
Formado em Jornalismo. Operário do texto, apresentei o podcast Próxima Parada da Agência Mural. Por aqui corto e colo vídeos, e rabisco roteiros duvidosos. Sommelier de tubaína e pedalador de magrelas em rodovias. Correspondente de Suzano desde 2018.
Jornalista e geógrafa, com foco em direitos humanos e ambientais. Reúno mais de 10 prêmios de reportagem, entre eles dois Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]