APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Quantas casas do Itaim Paulista estão em favelas?

Nos últimos anos, com a pandemia de Covid-19 e a crise econômica, o número de domicílios em favelas cresceu em diversos distritos da cidade de São Paulo; entenda

Publicado em 28.08.2025 | 15:22 | Alterado em 28.08.2025 | 19:02

Nos últimos anos, com a pandemia de Covid-19 e a crise econômica, o número de domicílios em favelas cresceu em diversos distritos da cidade de São Paulo. Trata-se de moradias por vezes improvisadas, que podem contar ou não com serviços públicos, como água encanada e coleta de esgoto.

Vale ressaltar que, apesar de estarem sobre o mesmo guarda-chuva (o nome favela), cada território é único, com necessidades e demandas específicas.

Especialistas apontam que a política habitacional precisa responder às necessidades de cada favela de São Paulo, ouvindo a população local, entendendo as prioridades e desenhando uma política que responda a essas particularidades.

Confira no vídeo o tamanho do desafio no Itaim Paulista, extremo leste de São Paulo.

Rômulo Cabrera

Formado em Jornalismo. Operário do texto, apresentei o podcast Próxima Parada da Agência Mural. Por aqui corto e colo vídeos, e rabisco roteiros duvidosos. Sommelier de tubaína e pedalador de magrelas em rodovias. Correspondente de Suzano desde 2018.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.