Conheça o Barroca do Amanhã, projeto na região do Jabaquara, zona sul de São Paulo, que aproxima crianças da quebrada do samba e do carnaval
Publicado em 10.10.2025 | 17:28 | Alterado em 15.10.2025 | 13:17
Carnaval e infância combinam? Sim, garantem as próprias crianças. Pela folia da festa e por amor ao carnaval, meninos e meninas cultivam desde cedo a cultura do samba, incentivadas pelos familiares. A Agência Mural aproveita o Dia das Crianças, comemorado neste 12 de outubro, para conversar com essa galera e mostrar um desfile de fofura, com samba no pezinho.
“Eu gosto de carnaval desde que eu estava na barriga da minha mãe”, comenta Lorena Ferreira, 9. Desde bebê, ela frequenta o Barroca do Amanhã, escola de samba localizada no distrito do Jabaquara, zona sul da capital paulista, que reúne 170 crianças.
O Barroca do Amanhã é uma escola de samba mirim com direito a ala das baianas, comissão de frente, mestre sala e porta bandeira, passista e puxador de samba. “Quando eu fiquei sabendo desse projeto, eu amei, porque eu falei: nossa, agora as crianças vão poder se soltar”, fala entusiasmada Ana Carolina dos Santos, 13.
A iniciativa começou em 2000, como uma bateria composta por crianças que desfilava na escola de samba dos adultos. Em 2025, a Liga das Escolas de Samba de São Paulo lançou o Desfile das Crianças para incentivar a participação desse público na festividade. A Barroca embarcou nessa e ampliou a iniciativa, criando a escola mirim.
Fotojornalista e videomaker. Transitar pelos becos e vielas do mundo amando cada um do seu jeito e maneira de viver. Cofundador do DiCampana Foto Coletivo. Correspondente do Jardim Monte Azul desde 2010.
Formado em Jornalismo. Operário do texto, apresentei o podcast Próxima Parada da Agência Mural. Por aqui corto e colo vídeos, e rabisco roteiros duvidosos. Sommelier de tubaína e pedalador de magrelas em rodovias. Correspondente de Suzano desde 2018.
Jornalista e geógrafa, com foco em direitos humanos e ambientais. Reúno mais de 10 prêmios de reportagem, entre eles dois Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos.
Jornalista, vencedora de prêmios de jornalismo como MOL, SEBRAE, SIP. Gosta de falar sobre temas diversos e acredita do jornalismo como ferramenta para tornar o planeta melhor.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]