Artista do Campo Limpo une foto e grafite para produzir obras que ajudem a questionar e combater desigualdades sociais
Publicado em 17.09.2025 | 16:32 | Alterado em 17.09.2025 | 19:07
Guilherme Oliveira da Silva, conhecido como Reflexo Inexorável, é um multiartista do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, que tem como propósito transformar olhares e vivências em potência criativa. Autodidata, começou fotografando com a câmera antiga da tia, mergulhando nas arquiteturas e formas de vida do seu território.
“Quem percebe arte, quem traduz a arte quem documentos a arte são serem humanos há milhares de anos”, diz Guilherme. “Eu enxergo a existência humano como a maior das obras de arte”.
Com um olhar documental sensível, Guilherme descobriu na arte uma forma de traduzir experiências periféricas, questionar desigualdades e afirmar identidades muitas vezes invisibilizadas. Sua trajetória tem um pé na rua e outro no ateliê, sempre com o intuito de provocar reflexões e combater a desigualdade social. Conheça sua trajetória no vídeo.
Jornalista e redator. Atuou nas redações do Observatório do Terceiro Setor e Rádio CBN. Adora livros, cinema, podcasts e debater sobre política internacional. Palmeirense. Correspondente do Jardim São Luís desde 2022.
Fotojornalista e videomaker. Transitar pelos becos e vielas do mundo amando cada um do seu jeito e maneira de viver. Cofundador do DiCampana Foto Coletivo. Correspondente do Jardim Monte Azul desde 2010.
Formado em Jornalismo. Operário do texto, apresentei o podcast Próxima Parada da Agência Mural. Por aqui corto e colo vídeos, e rabisco roteiros duvidosos. Sommelier de tubaína e pedalador de magrelas em rodovias. Correspondente de Suzano desde 2018.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]