Ouça a versão em áudio:
A qualidade do ar na cidade de Guarulhos-Pimentas, na Grande São Paulo, piorou e agora está classificada como ruim, segundo dados da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). A condição representa risco à saúde de crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardíacas, e pode causar sintomas como ardência nos olhos, nariz e garganta, tosse seca e cansaço também na população em geral.
Pessoas com doenças cardíacas, como angina, precisam ficar especialmente atentas: além da redução de atividades físicas pesadas, é importante limitar o tempo em locais abertos e poluídos. Os sintomas mais comuns incluem falta de ar e dor no peito.
Para se proteger, especialistas recomendam evitar atividades físicas ao ar livre durante os horários de maior calor, frio ou tráfego de veículos. Também é importante hidratar-se com água fresca ou sucos naturais e umedecer as narinas com soro fisiológico, especialmente para quem já tem doenças respiratórias. Evite banhos quentes em excesso, pois ressecam ainda mais a pele e as vias respiratórias.
Ambientes fechados, úmidos e bem ventilados são os mais indicados nesses dias. Se possível, mantenha-se longe de avenidas movimentadas e locais com grande circulação de automóveis. Umidificadores de ar com selo do Inmetro podem ajudar, mas soluções simples como bacias com água e toalhas molhadas no quarto também contribuem para o conforto. É bom ter atenção com o uso de ar-condicionado, que pode ressecar o ar — a temperatura ideal deve ser agradável, e não gelada.

A qualidade do ar ruim, representada pela cor laranja no “semáforo ambiental” da Cetesb, sinaliza que a exposição à poluição pode causar danos à saúde, especialmente em grupos vulneráveis.
💨 Você sabia? A poluição do ar tende a aumentar em dias secos e com pouca circulação de ventos. Nessas condições, os poluentes ficam mais concentrados próximos ao solo e levam mais tempo para se dispersar, o que aumenta o risco de problemas respiratórios.
Este conteúdo foi gerado com auxílio de IA (Intelig-ncia Artificial) respeitando uma série de diretrizes que norteiam o uso desse tipo de tecnologia. Para saber mais sobre essa nossa política clique aqui.