APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias

Por: Cleberson Santos

Notícia

Publicado em 29.03.2022 | 13:14 | Alterado em 05.03.2024 | 17:34

Tempo de leitura: 2 min(s)

O papo agora é com os adolescentes: você já tirou o título de eleitor para votar neste ano? O prazo termina em menos de dois meses, no dia 4 de maio.

O apelo se faz necessário porque os números têm indicado que, aparentemente, a galera mais nova não está muito interessada em “colar nesse rolê”.

De acordo com dados disponíveis no site do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), até fevereiro, a cidade de São Paulo contava com pouco mais de 42 mil eleitores com idade abaixo dos 18 anos – 972 deles ainda nem completaram os 16 anos.

Este número corresponde a pouco menos de 10% dos jovens com idade entre 15 e 17 anos do que o Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) estimava ter na cidade de São Paulo em 2020. Essa parcela da população era de mais de 432 mil adolescentes.

Os dados são parecidos com o cenário nacional, segundo o jornal O Estado de S. Paulo, que apontou que apenas 10% dos jovens aptos a participar das eleições de 2022 fizeram o título de eleitor. A quantidade de novos eleitores nesta faixa etária é, até o momento, a menor desde 1992. Na última eleição presidencial, em 2018, o número de eleitores jovens foi de 914 mil em todo o País.

Título de Eleitor deve ser regularizado até dia 4 de maio para poder votar em 2022

Voltando a capital, a maior quantidade de jovens abaixo dos 18 anos aptos para votar está no cartório do Piraporinha, que atende bairros da região do Jardim Ângela, na zona sul. São 1.553 jovens prontos para participar das eleições. Mas ainda há tempo.

A Agência Mural preparou um guia para você tirar dúvidas e quem sabe até se convencer a votar em outubro. Se liga!

Para votar em 2022

1

Até que dia eu posso fazer o título de eleitor?

A data limite para cadastrar, atualizar ou regularizar o título eleitoral é o dia 4 de maio.

2

O que acontece se eu fizer o título de eleitor após essa data?

Aí você terá que esperar até as próximas eleições municipais, em 2024, para poder exercer o direito.

3

Então quer dizer que eu não sou obrigado a votar?

O voto é facultativo para quem tem 16 ou 17 anos na data da eleição. Fica a seu critério participar ou não.

Após os 18 anos, aí sim é obrigatório fazer o título de eleitor, caso contrário você terá dificuldades para emitir outros documentos (como passaporte) e se matricular em instituições de ensino.

Além disso, depois dos 18 anos, caso não vote e não justifique a ausência, você fica sujeito a multa a ser calculada pela Justiça Eleitoral (segundo a lei, no máximo são 10% de R$ 35 – ou seja R$ 3,50).

4

Ainda não completei 16 anos, posso fazer o título mesmo assim?

Se o seu aniversário de 16 anos for antes do dia 2 de outubro de 2022, que é a data do primeiro turno, pode fazer e votar já neste ano.

5

Eu arranjo algum problema se deixar para quando fizer meus 18 anos?

Não, mas você perderá uma importante oportunidade de escolher representantes que defendam propostas que você concorda para o país e para o estado.

6

Eu posso fazer o título de eleitor pela internet?

Por conta da pandemia de Covid-19, o cadastro poderá ser feito de forma online no site do Tribunal Regional Eleitoral. Além de preencher o “TítuloNet”, você também terá que enviar uma imagem do seu documento de identidade com foto, de um comprovante de residência e uma selfie segurando o RG.

7

E se eu preferir fazer presencialmente?

Nesse caso, você pode procurar as unidades do Poupatempo que oferecem serviços da Justiça Eleitoral. Mas fica ligado, porque o atendimento é com hora marcada e precisa ser agendado no site.

8

Em quanto tempo fica pronto?

Se não tiver nada pendente, o título de eleitor fica pronto na hora. Caso você faça de forma online, o documento ficará disponível no aplicativo e-Título. No Poupatempo, a via é entregue no mesmo dia.

9

Quando serão as eleições?

O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 2 de outubro. Já o segundo turno será no dia 30 de outubro, mas ele só acontecerá se nenhum candidato a governador ou presidente alcançar mais de 50% dos votos no primeiro turno.

10

O que eu preciso fazer nesse dia?

Só comparecer a zona eleitoral que o cartório te colocou (às vezes é até sua própria escola) com um documento com foto e o título de eleitor, que pode ser tanto o impresso quanto o do aplicativo e-Título.

11

Em quem a gente vai votar esse ano?

Em 2022, escolheremos os novos deputados estaduais e federais, senadores, governadores e presidente.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Cleberson Santos

Correspondente do Capão Redondo desde 2019. Do jornalismo esportivo, apesar de não saber chutar uma bola. Ama playlists aleatórias e tenta ser nerd, apesar das visitas aos streamings e livros estarem cada vez mais raras.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE