Horta comunitária

para iniciantes

Descubra como começar uma horta comunitária do zero com as dicas de Lia Esperança, exemplo de educação ambiental em uma comunidade da zona oeste de São Paulo

Cultivar uma horta comunitária é benéfico para o meio ambiente, para a alimentação e para o nosso bem-estar. Mas, como qualquer novo hábito ou hobby, pode gerar dúvidas e dificuldades em dar o primeiro passo

Por isso, a Agência Mural convidou uma especialista no assunto. Com vocês, Lia Esperança!

Lia é líder comunitária no bairro Vila Nova Esperança, uma região que ganhou reconhecimento internacional como uma "favela verde"

Segundo Lia, o primeiro passo para você começar uma horta no seu bairro é pensar no que deseja plantar: 0 "Comece com um hortelãzinho em um vaso, com um alecrim, que serve como tempero, uma cebolinha ou até mesmo uma alface”

Você pode começar plantando em garrafas PET ou em latas de leite em pó. Se tiver acesso a um terreno disponível para canteiros, melhor ainda: 0 "A prefeitura deveria se alegrar com quem está cuidando desse tipo de terreno, que não está jogando lixo"

Mas será que dá muito trabalho começar sozinho? A dica de Lia é se engajar: 0 "Você precisa estar à frente do trabalho e mostrar que isso realmente funciona."

E quanto a vender os alimentos produzidos? 0 "Eu acho que não deveria vender, mas se houver moradores que não ajudam a plantar nem nada, tem que vender sim, porque a horta tem seus custos."

Se liga na lista de alimentos que estão sendo cultivados atualmente na horta da Vila Nova Esperança: 0 "A gente tem pimenta, pimentão, quiabo, couve, couve-flor, repolho, rúcula, peixinho, hortelã, poejo, alecrim, arruda, salsinha, cebolinha, jiló, berinjela"

"A horta não traz só o alimento. Ela te ensina a como cuidar da natureza. Todos têm que ter uma hortinha em casa, mesmo morando em um apartamento, usando um vasinho. Ter uma horta faz toda a diferença, pois é uma questão de saúde"

Além da horta comunitária, a comunidade conta também com abrigo para o lixo, cozinha coletiva, cisterna para coleta da água da chuva, fossa ecológica e pesqueiro

Apesar do reconhecimento e dos prêmios recebidos pelo trabalho realizado pela Vila Nova Esperança e pelo Instituto Lia Esperança, a comunidade corre o risco de desocupação. Saiba mais sobre esse assunto clicando na reportagem abaixo!

Reportagem: Cleberson Santos Edição: Vagner de Alencar Arte e montagem: Matheus Pigozzi Imagens: Cleberson Santos/Agência Mural; arquivo pessoal

Esse conteúdo foi produzido em parceria com o projeto Report for the World