De festas juninas tradicionais, com comidas típicas, quentão e vinho quente a eventos que unem os festejos ao samba, vinil, shows ao vivo e outras adaptações. Confira um roteiro da Agência Mural de festas juninas pelas periferias da capital e cidades da Grande São Paulo.
ZONA NORTE
Brasilândia realiza festas com samba
Na Brasilândia, zona norte de São Paulo, ao menos três festas juninas garantem fechar o mês com animação nos próximos fins de semana. A primeira é a 19ª Festa de São João, São Pedro e Santo Antônio no Quilombo Sambaqui, no dia sábado (23).
O evento, organizado pelo Grupo Sambaqui, começa às 18h, na rua Itambé do Mato Dentro 470, no Jardim Guarani. Na programação, está previsto um cortejo com a Cia. de Moçambique de São Benedito de São Paulo – Cambaiá, com levantamento do mastro e bandeiras, jantar e jongo. Os detalhes estão na página do evento.
Na próxima semana, no dia 30, é a vez da Festa Junina – Arraiá, que terá quadrilha no Espaço Cultural Jardim Damasceno. Comidas típicas, quentão e vinho quente estão garantidos. A festa começa às 16h, na rua Talha Mar, 105 – Jardim Damasceno. Você pode confirmar sua presença no evento.
Outro bairro do distrito, o Jardim Tereza terá uma festa “Julina” na Praça Sete Jovens, promovida pelo Unidos do Abaeté, organizado pela comunidade do Jd. Eliza Maria e Parque Tietê.
A festa será nos fins de semanas dos dias 7, 8, 21 e 22 de julho a partir das 14h. O evento contará com a participação da bateria do Bloco, apresentação do casal de mestre sala e porta bandeira, roda de samba com o grupo Pura Sensação, bingo e barracas com comidas e brincadeiras típicas. A praça fica na rua Pedro Pomar.
Paróquia comemora 85 anos com quermesse na Vila Maria
No ano em que completa o 85° aniversário de fundação, a Paróquia Nossa Senhora da Candelária, na Vila Maria, promove uma Festa Junina especial. A quermesse, considerada a mais tradicional da região, cresceu e passou a ocupar a praça em frente à Igreja Matriz.
Além dos quitutes juninos, preparados por “chefs” da comunidade, pratos variados, como caldo verde e macarronada, completam o cardápio. Um mini-parque de diversões, com direito a barco viking, garante a alegria da criançada. Os eventos serão nos dias 23 e 24/6 e 30/6 e 01/7 – das 18h às 22h – Praça Nossa Senhora da Candelária, Vila Maria
Festa no Tremembé vai até dia 1º
A quermesse na Paróquia de São Pedro, no Tremembé, zona norte de São Paulo, terá eventos neste e no próximo fim de semana (23 e 24; 29 e 30) com encerramento no dia 1º de julho. Haverá barracas de comidas típicas e música ao vivo. O evento das 18h às 23h será realizado na rua Maria Amália Lopes Azevedo, 222-A.
ZONA LESTE
São Miguel tem festa até 15 de julho com bingo
A festa junina da Catedral de São Miguel Arcanjo, no “coração” de São Miguel Paulista, segue todos os sábados e domingos, das 18h às 23h, até 15 de julho.
Com comidas e bebidas na faixa de R$ 5, as barraquinhas espalhadas pela quermesse vendem sopas, bolos recheados, fondue de chocolate, massas, churrasco e vinho quente. Também há espaço para bingo e um alto-falante com músicas e declarações de amor oferecidas pelos visitantes. A catedral fica na rua Padre Aleixo Monteiro Mafra, 11.
ZONA SUL
Coletivo realiza festa com maracatu
O Cita (Cantinho de Integração de Todas as Artes) fará o seu sétimo arraiá em 7 de julho, às 18h, no Espaço Cultural que é mantido por movimentos culturais e artíticos da zona sul.
A festa terá brincadeiras e comidas típicas, além de maracatu, dança folclórica de origem afro-brasileira. O espaço fica na Rua Aroldo de Azevedo, 20 – Jardim Bom Refúgio (próximo ao terminal de ônibus Campo Limpo). Mais detalhes na página do evento
GRANDE SÃO PAULO
Mogi realiza o Arraiá da Mariquinha
O Arraiá da Mariquinha chegou a quarta edição em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo. O encontro terá entre os dias 21 a 24 de junho mantém a tradição popular com doces típicos, pratos da culinária caipira, quentão, vinho quente, pipoca, e promete brincadeiras para as crianças e adultos.
A ação será no Casarão da Mariquinha. E a programação recheada de coisas bonitas e sempre contando com boa música, e o forró arretado em todas as noites. Informações: (11) 3374 1844
Osasco une festa junina com tradição do vinil
A cultura soundsystem e dos discos de vinil é a a ideia da terceira edição do Arraiá do Som Raiou, organizado pelo grupo Favela Hi-Fi Soundsystem. Serão dois dias de festa, cultura underground e a típica gastronomia da época.
Além da presença de DJs e bandas, haverá uma feira de discos, exposição e cinema. A entrada é gratuita no sábado (23) a partir das 14h. O evento no primeiro dia será no Bar Simões, na avenida dos Autonomistas, 6098, próximo da estação Quitaúna da CPTM. O segundo evento será no Picadeiro Circo Escola, na avenida. Visconde de Nova Granada, 513, no bairro do Km 18.
São Lourenço da Serra e Embu Guaçu preparam festas
Com música ao vivo na sexta-feira (22), sábado (23) e domingo (24), Embu Guaçu terá a festa junina na região do Cipó, na região sudoeste da Grande São Paulo. O evento será às 18h na Praça Henrique Shunk, Cipó-Guaçu. Já em São Lourenço da Serra, município vizinho a Embu, a festa será no sábado (23), a partir das 18h, com danças típicas na Praça 10 de Agosto .
Cleber Arruda, Eduardo Silva, Karol Coelho, Letícia Marques, Paula Rodrigues, Sidney Pereira, Thalita Monte Santo são correspondentes da Agência Mural
Correspondente de Jova Rural reencontra fontes durante Expo Mural