Ao longo da última década e meia, a Agência Mural contou histórias que revelam a potência, os desafios e as transformações das quebradas. O jornalismo local produzido pelos nossos correspondentes, os muralistas, acompanhou o surgimento de novas vozes, debates e olhares sobre as periferias da capital e da Grande São Paulo.
Na semana em que completamos 15 anos, reunimos 15 conteúdos que marcaram nossa trajetória — um recorte simbólico das histórias que ajudamos a contar desde 2010.
Confira:
2010
A primeira reportagem da Mural mostrou como jovens de Taipas, na zona noroeste de São Paulo, se organizaram para reformar, por conta própria, a quadra de terra da comunidade.
2011
Em Paraisópolis, Antenor Clodoaldo Alves Feitosa, um verdadeiro artista (e por que não arquiteto), reaproveitou garrafas de refrigerante para construir sua casa, em uma das maiores favelas de São Paulo.
2012
Dois textos históricos para a Mural e para o jornalismo das periferias!
“De repente Classe C”, de Leandro Machado, analisou como as quebradas passaram a ser vistas como mercado consumidor. Já o artigo “Nós, mulheres da periferia” foi o ponto de partida para a criação de um coletivo de jovens das quebradas e, anos depois, do veículo jornalístico de mesmo nome.
2013
As Jornadas de Junho ocuparam as quebradas – e a BBC Brasil. A Agência Mural mostrou a participação das periferias durante as manifestações e ganhou espaço em um dos maiores jornais do mundo.
2014
A dissertação de mestrado da professora de literatura Jaqueline Conceição sobre letras de funkeiras virou pauta da Mural e chamou a atenção de ninguém mais ninguém menos que a cantora Valesca Popozuda. Ela topou financiar a ida da pesquisadora à Universidade Columbia, nos Estados Unidos, para apresentar seu trabalho.
2015
Lançamento da Agência Mural! Após cinco anos de jornalismo local nas, para e pelas periferias, a Mural lançou-se como a primeira agência de jornalismo periférico ganhou seu próprio site.
2016
Em parceria com a Rede Nossa São Paulo, a Mural lançou o projeto 32xSP, portal dedicado a cobrir desigualdades nas 32 subprefeituras da capital.
2017
Revelamos que mil pessoas caíam por ano nos vãos entre trens e plataformas das linhas da Grande São Paulo. Alguns tinham até 50 centímetros de distância. Após a reportagem, a CPTM, empresa responsável pelos trens, adotou medidas de segurança.
2018
História em quadrinhos da Mural retratou a realidade, os desafios e as conquistas das mulheres que jogam futebol nas periferias.
2019
Uma reportagem especial mostrou como a precariedade da estrutura dos pontos de ônibus prejudica quem depende do transporte público nas quebradas.
E para marcar seus nove anos da Mural separou 90 dicas do que há de melhor nas periferias de São Paulo.
2020
No auge da pandemia de Covid-19, a Mural lançou o “Em Quarentena”, um podcast diário produzido criado para informar os moradores das periferias sobre a pandemia de Covid-19 e combater a desinformação. No dia do repórter fotográfico, o correspondente do Jardim São Luís, Léu Britto, trouxe um relato de como foi a cobertura em diversas periferias de São Paulo durante a pandemia. As imagens mostram que, além do coronavírus, as quebradas foram afetadas pelo vírus da desigualdade.
“‘A favela é potência’. Você já deve ter ouvido isso por aí. Que a periferia é celeiro de gente engajada, de gente produzindo coisas grandes, que luta pela emancipação da própria periferia. Mas quem são os atores por trás dessas histórias?” Para responder essa pergunta, a Mural ouviu dez jovens lideranças das quebradas que falam sobre seus sonhos e sobre o futuro das periferias.
2021
A Mural reforçou sua presença nos podcast e lançou o Próxima Parada, um programa jornalístico diário com notícias que circulam pelas periferias do Brasil e, em especial, da região metropolitana de São Paulo.
2022
Comida mais cara deu gás aos “vencidinhos”: reportagem revelou onde estão os mercados que vendem produtos perto do vencimento nas quebradas. Quais as vantagens e desvantagens desses estabelecimentos?
Jahzara On, ativista socioambiental da Favela do Jesus Cristo Unidos, no Jardim São Carlos, zona leste de SP, estará na COP30 reivindicando orçamento público para adaptação climática das quebradas @Léu Britto/ Agência Mural
2023
Tamo em Crise! Uma série da Agência Mural, em parceria com o Greenpeace Brasil, apresentou um podcast com cinco episódios que mostram como a crise climática afeta as periferias e cria ansiedade nas juventudes. Também discutiu quais as soluções possíveis para enfrentar esses desafios.
Com o apoio do Pulitzer Center e da Meedan, a Agência Mural de Jornalismo das Periferias realizou o “Sem Notícias” @Magno Borges/Agência Mural
2024
Sem Notícias: como é a vida em uma cidade sem jornalismo local. Uma imersão em Pirapora do Bom Jesus, na Grande São Paulo, mostrou como a falta de imprensa local e independente impacta a vida cotidiana dos moradores e favorece narrativas políticas.
O Panorama das Favelas de São Paulo permitiu um salto no jornalismo de dados, foi premiada internacionalmente e mostrou em números a realidade das favelas paulistanas.
2025
Nas Margens da Billings: A Mural percorreu seis municípios da Grande São Paulo para contar histórias de resistência, trabalho, fé e memória às margens da represa que completou 100 anos.
Já o podcast Vale Nota: Ensino Médio SP contou histórias reais de estudantes, professores e gestores que estão transformando a educação pública nas periferias da Grande São Paulo.

