APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
32xSP

44 dos 96 distritos de SP não têm coleta seletiva em todas as ruas

Proporção de lixo reciclável recolhido é maior na Vila Mariana e menor no Jaçanã/Tremembé; promessa da prefeitura era atender toda a cidade até fim de 2020

Image

Por: Redação

Publicado em 08.03.2021 | 18:31 | Alterado em 08.03.2021 | 18:31

Tempo de leitura: 3 min(s)

Às segundas, quartas e sextas-feiras, a dona de casa Rosemeire Carneiro da Silva, 46, moradora da Vila Aimoré, na zona leste de São Paulo, separa o lixo reciclável do lixo comum e entrega a um catador de resíduos recicláveis que passa recolhendo alumínios e papelões nas ruas do bairro.

“Comecei a fazer isso para ajudar as pessoas que ganham o pão com a reciclagem. Alguns vizinhos também fazem”, diz.

A rua onde ela mora não é atendida pelo serviço de coleta seletiva domiciliar da Prefeitura de São Paulo e, embora o bairro tenha um ecoponto [local onde são descartados resíduos recicláveis, restos de poda, móveis e até 1 m³ de entulho], a unidade fica longe de seu endereço.

Image

Concessionária Loga, uma das responsáveis pela coletiva seletiva de lixo em São Paulo (Divulgação)

A distância do ecoponto também é apontada como um problema pela analista de atendimento Vanessa Cardoso de Oliveira, 38, moradora do Parque Regina, na zona sul da cidade. 

“A gente faz a reciclagem levando até o ecoponto, mas fica inviável para quem mora mais afastado ou quem trabalha fora. Minha mãe é um exemplo disso. Ela não anda direito por conta de cirurgias e por isso acaba misturando os lixos”.

LEIA MAIS
Distritos da zona norte têm 30 pontos irregulares de entulho para cada ecoponto
Sem ecoponto, Jardim Helena sofre com ponto viciado de lixo

Apesar de ter sido uma meta da prefeitura o atendimento de coleta seletiva domiciliar em 100% dos 96 distritos da cidade até o final de 2020, o objetivo não foi alcançado dentro do prazo.

Segundo a gestão Bruno Covas (PSDB), “a maior parte do território não coberto hoje pelo serviço são locais de difícil acesso ou que não permitem a passagem de caminhão”.

Vanessa diz que a informação passada pela prefeitura não procede. O caminhão de coleta seletiva não passa na rua onde ela mora, mesmo não sendo de difícil acesso.

“Minha rua é de fácil acesso, inclusive ela interliga dois bairros: Parque Arariba e Parque Regina. Ao lado, fica a avenida principal do bairro também”.

Já a moradora do Capão Redondo, na zona sul, Sônia Maria de Novaes, 55, atualmente sem emprego, reside em uma rua muito estreita para o caminhão. Isso faz com que ela precise se deslocar até a rua vizinha.

“A gente faz a separação do lixo reciclável, mas o chato é que não tem coleta em nossa rua. Seria mais fácil se passasse aqui. O lixo precisa ser colocado às 9h25. Às vezes quando a gente sai, não pode mais colocar e tem que ficar para a próxima semana”
Sônia Maria de Novaes, desempregada, moradora do Capão Redondo

Atualmente, cerca de 76% das ruas e logradouros têm a coleta seletiva implantada. Dos 96 distritos, 52 deles têm 100% de cobertura da coleta seletiva, segundo a Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana).

COLETA DESIGUAL

Em 2020, o serviço de coleta seletiva da prefeitura recolheu 94,4 mil toneladas de materiais recicláveis nas ruas da cidade –- um aumento de 17% em relação a 2019, quando foram recolhidas 80,4 mil toneladas. Em algumas regiões, entretanto, o número foi desigual.

Dados obtidos pelo 32xSP via Lei de Acesso à Informação (LAI) mostram que, enquanto na Subprefeitura de Vila Mariana, na zona sul da capital, 13.706 toneladas de lixo foram coletadas seletivamente, em Jaçanã/Tremembé, na zona norte, foram apenas 224 toneladas recolhidas porta a porta.

As duas subprefeituras também registraram o mais baixo e o mais alto índice proporcional: 0,23% dos resíduos domésticos descartados em Jaçanã/Tremembé foram coletados seletivamente no ano passado, ante 13,1% na Vila Mariana.

A média em toda a cidade de São Paulo é de 2,48%. Das 32 subprefeituras, apenas quatro têm proporção maior do que 5%.

Image

Subprefeitura da Vila Mariana é a que mais realiza coleta seletiva em SP (Magno Borges/32xSP)

VEJA MAIS
7 em cada 10 ruas de SP têm coleta seletiva, mas só 7% do lixo é reciclado​

O QUE DIZ A PREFEITURA

No relatório final do Plano de Metas (2019-2020), a gestão Covas diz que, para que a coleta de resíduos recicláveis secos pudesse chegar às regiões não atendidas, “foi desenvolvida uma estratégia mista de caminhões, com modificação/acréscimo nas rotas para realizar a coleta porta a porta, e a instalação de Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de acordo com a estrutura de cada região”.

Para moradores de regiões que ainda não são contempladas com a coleta de lixo reciclável, existe a opção de descarte nos 115 ecopontos da capital. Veja a lista completa dos endereços dos ecopontos e pontos de entrega voluntária.

CONSULTE SUA RUA

A coleta seletiva na cidade é realizada por duas concessionárias: a Loga, encarregada pela prestação dos serviços nas regiões norte, oeste, centro e parte da zona leste (consulte aqui sua rua), e a Ecourbis, responsável pelas zonas sul e leste (consulte aqui sua rua).

Entulho e lixo em via pública ou terrenos particulares? Saiba como denunciar

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE