Entre terça e quarta-feira (30 de junho), os termômetros marcaram 6ºC na cidade de São Paulo. O Movimento Estadual dos Moradores em Situação de Rua afirma que quatro pessoas morreram na capital durante essa madrugada, considerada a mais fria dos últimos cinco anos.
O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão da prefeitura, também aponta que a temperatura foi ainda mais baixa em regiões das periferias. Em Parelheiros, na zona sul, a mínima foi de 3ºC.
Para ajudar pessoas em situação de rua em diferentes zonas da cidade, projetos e coletivos têm se mobilizado para pedir doações nas redes sociais. Cobertores, agasalhos e também itens de higiene podem ser doados. O 32xSP listou algumas dessas iniciativas, confira abaixo.
1) Padre Julio Lancellotti
O ativista social e pároco da Igreja São Miguel Arcanjo recebe e doa cobertores, agasalhos, toucas, meias e demais peças que esquentam. É possível contribuir em dinheiro com o trabalho da paróquia (Pix: 63.089.825/0097-96).
2) SP Invisível
O projeto atua nas ruas de São Paulo entregando kits com moletons, produtos de higiene contra a Covid-19 e máscaras. Para saber como ajudar, clique aqui.
3) Anjos da Noite
A organização fica no Parque Paineira, na zona leste, e distribui refeições quentinhas para pessoas em situações de rua. Aceitam doações de alimentos, roupas, cobertores e contribuição em dinheiro. Mais informações no site.
4) Instituto GAS
A ONG (organização não governamental) ajuda a população de rua, animais vulneráveis e comunidades em situação de risco em São Paulo e na região metropolitana.O projeto criou uma campanha de inverno, cujas doações serão revertidas para a compra de cobertores, gorros e meias.
5) Entrega por SP
A iniciativa leva para pessoas em situação de rua cestas básicas adaptadas, produtos de higiene e roupas. É possível realizar doações de cobertores, escovas e pastas de dente, sabonetes, papel higiênico e garrafas de água. Veja como colaborar.