Os conselheiros municipais têm mandato de dois anos e não recebem salário para exercer a função
Por: Redação
Notícia
Publicado em 02.09.2020 | 14:14 | Alterado em 02.09.2020 | 14:14
Os conselhos participativos municipais existem desde 2013 e são como olhos da população dentro das subprefeituras, a ponte entre os moradores e a gestão municipal.
Durante a pandemia do coronavírus, as reuniões desses grupos, que eram realizadas na sede de cada uma das 32 subprefeituras, passou a ser virtual. As mudanças ocorridas neste período de distanciamento social têm gerado alguns problemas em regiões como Parelheiros, no extremo sul de São Paulo.
Jardel Pereira é conselheiro participativo de Parelheiros e abriu este episódio do “Em Quarentena” apontando alguns problemas que o grupo eleito para o atual mandato enfrenta em sua região.
“O conselho, infelizmente, não tem tido uma atenção, tanto da subprefeitura como da secretaria. Estamos indo para oito meses de mandato e até hoje não recebemos os crachás de identificação. Já foi dado três tipos de desculpa pela Secretaria e pela subprefeitura”. (ouça a partir de 00:01)
É importante reforçar que o Conselho Participativo é formado por moradores de uma mesma região, eleitos por voto popular. Eles se reúnem uma vez por mês e fiscalizam políticas e metas da prefeitura.
O grupo também repassa as principais queixas e demandas dos moradores aos órgãos competentes. E qualquer pessoa pode comparecer às reuniões que discutem problemas do bairro.
Jardel compartilhou outro problema que também tem dificultado a atuação do conselho. “Outras demandas que foram enviadas via ofício também, a única resposta que a gente teve foi que foram encaminhadas aos setores. Mas nenhuma das demandas encaminhadas pelo conselho foram atendidas”. (a partir de 01:45)
Para saber mais sobre os conselhos participativos acesse o site do 32xSP: www.32xsp.org.br.
Ouça este bate papo completo no Em Quarentena #08 – Segunda Temporada: Como funcionam os conselhos participativos durante a pandemia.
Podcast Em Quarentena
Viver em meio ao coronavírus não deve estar sendo fácil para ninguém. Imagina então para quem vive nas periferias.
O “Em Quarentena” é o podcast especial que a Agência Mural de Jornalismo das Periferias criou neste momento da pandemia. Queremos informar, com notícias do dia a dia, quem mais precisa se virar meio a esse caos.
Você pode receber o podcast diretamente no seu Whatsapp, enviando um “Oi” para +55 11 9 7591 5260. Ouça também no Instagram, Youtube, Spotify, Deezer, Apple e Google Podcast.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]