Repórter, videomaker, fotojornalista, editor. É possível encontrar com facilidade esses profissionais trabalhando em veículos de comunicação, mas não só. Eles também estão na Escola Estadual Professor Benedito Célio de Siqueira, no Jardim Gaivotas, Grajaú, zona sul da capital paulista. Lá, as salas de aula se transformam em uma empresa de comunicação, com direito a rádio, equipamentos fotográficos e investimento na produção de vídeos.
Os alunos participantes do projeto Atualidades G3 têm uma missão: investigar, denunciar, entrevistar e cobrir eventos para deixar a galera de dentro e fora da escola super informada sobre o Grajaú. “A gente tem outras mídias que cobrem notícias, mas elas não falam do que está acontecendo à nossa volta”, exemplifica a estudante e repórter mirim Mirela Sian, 18.
Mas os resultados do projeto vão além de deixar a comunidade bem informada. Os alunos melhoraram nos estudos, avançaram muito quando o assunto é pesquisa e passaram a reconhecer com facilidade uma fakenews, o papel das empresas de comunicação e o que é um texto informativo e um texto jornalístico – algo cada vez mais importante.
Equipe de jovens jornalistas se preparam para iniciar o trabalho @Léu Britto/ Agência Mural
Dentro da escola funciona também uma rádio, produzida pelos estudantes @Léu Britto/ Agência Mural
Apuração de reportagem pelos jornalistas mirins da Escola Estadual Prof. Benedito Célio de Siqueira @Léu Britto/ Agência Mural
Repórter mirim do projeto Atualidade G3 em entrevista à Agência Mural @Léu Britto/ Agência Mural
Estudantes contam com equipamentos, incluindo máquinas fotográficas, gravadores e notebooks @Léu Britto/ Agência Mural
Reunião de pauta do projeto Atualidades G3 @Léu Britto/ Agência Mural
“Eu descobri que podia ser uma pessoa mais confiante e que tinha essa capacidade de conversar e argumentar. Descobri que a escola é legal”, comenta a estudante e jornalista mirim Amanda Gomes, 17.
Os conteúdos são publicados nas redes sociais, no jornal da escola e em uma revista organizada pela instituição de ensino e distribuída para a comunidade e para outras escolas.
Mas como é possível criar um jornal dentro do colégio? Para saber, é só dar o play no quarto episódio do Vale Nota Ensino Médio, uma produção original da Agência Mural, com apoio do Instituto Unibanco.
Ouça o podcast Vale Nota Ensino Médio no Spotify, Apple Music, Youtube, Amazon Music ou em sua plataforma de podcast favorita.

