Encontro promovido pela Bites em parceria com a Mural discutiu como a mídia local pode fortalecer a conexão de marcas com o Brasil real
Por: Ilton Porto
Notícia
Publicado em 14.05.2025 | 15:11 | Alterado em 15.05.2025 | 14:22
O jornalismo regional e local foi destaque em evento promovido pela Bites, em parceria com a Agência Mural, nesta segunda-feira (13), na ESPM, em São Paulo. A programação reuniu nomes relevantes da comunicação para apresentar um panorama inédito sobre o alcance da mídia local no país, que soma mais de 350 milhões de visitas mensais. O dado, parte de um estudo inédito lançado pela Bites, revela o potencial ainda pouco explorado por marcas e empresas nas estratégias de comunicação e reputação.
O levantamento foi apresentado logo na abertura e tem como objetivo apoiar decisões mais assertivas na comunicação corporativa, mostrando como as mídias de territórios têm força para impactar públicos diversos. Entre os destaques do evento, estiveram falas de especialistas como Eduardo Ribeiro (Jornalistas & Cia), Felipe Patury (FPA) e Patrícia Abreu, diretora da EAF (Entidade Administradora da Faixa), que compartilhou um case sobre comunicação regional na implementação do 5G em 5 mil cidades brasileiras.
Manoel Fernandes, Eduardo Ribeiro e Felipe Patury debatem como conectar marcas ao Brasil real @Agência Mural
A Agência Mural também marcou presença no evento com Anderson Meneses, cofundador e diretor de Negócios da organização, que participou do painel “O valor da mídia local na transformação dos territórios”, ao lado de Bianca Pedrina, diretora do coletivo Nós, Mulheres da Periferia, e Thiago Borges, gestor de conteúdo da Periferia em Movimento e Território da Notícia. A mediação foi feita por Antônio Rocha Filho, professor da ESPM.
“Saí de Pirituba e atravessei a ponte do Piqueri para chegar à ESPM. A gente atravessa pontes para fazer pontes com o jornalismo local”, afirmou Anderson, destacando a importância de levar as narrativas periféricas para espaços estratégicos da comunicação.
Anderson destaca o valor estratégico do jornalismo local @Agência Mural
Durante a conversa, os participantes reforçaram a urgência de criar conexões entre marcas e iniciativas jornalísticas das periferias, não apenas por uma questão de alcance, mas de relevância.
Bianca Pedrina contou a experiência do coletivo, que há 11 anos atua com recorte de gênero, raça e território, além de enfatizar a importância da conexão entre mídia local e as marcas. “Falar de aproximação com marcas é também garantir sustentabilidade para continuar produzindo jornalismo independente e com credibilidade”, afirmou.
Bianca reforça a importância do apoio ao jornalismo independente @Agência Mural
Para Thiago Borges, o evento foi uma oportunidade essencial para mostrar como a mídia local pode ajudar empresas a construírem confiança com seus públicos. “O jornalismo das periferias tem um papel essencial num cenário de excesso de informação. A partir dos territórios, conseguimos criar proximidade, construindo confiança e credibilidade, o que é fundamental para marcas que queiram se conectar de verdade com a maioria da população”.
Thiago Borges defende a conexão entre marcas e periferias @Agência Mural
A troca de experiências entre jornalistas, estudantes, agências e empresas mostrou que aproximar marcas do jornalismo regional e local não é apenas uma estratégia de negócio, mas um passo essencial para fortalecer a democracia e a diversidade de vozes no país.
Ilton é jornalista baiano, graduado pela Universidade Federal do Pampa, mestre e doutorando em Comunicação pela USP. Foi vencedor do Prêmio Adelmo Genro Filho de Pesquisa em Jornalismo. Amante da MPB, é virginiano nato e jogador de vôlei nas horas vagas.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]