Na última quarta-feira (19), o 3º Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade anunciou os finalistas do concurso. A Agência Mural está entre os destaques, com duas reportagens na disputa.
Na categoria “texto” de jornalismo comunitário, concorre a reportagem “Com grupo no zap, ações e caminhadas, mães de Itapevi criam rede de apoio para falar sobre autismo“, produzida por Carol Lima, correspondente local de Itapevi, na Grande São Paulo. Já na categoria “foto” de jornalismo tradicional, a Agência Mural disputa com a reportagem “Pai e filho transformam viela da zona sul em parque com picadeiro“, do fotojornalista Léu Britto.
A eleição dos vencedores será realizada por votação popular, e você pode votar nas reportagens da Agência Mural clicando aqui.
Carol celebrou a indicação da reportagem e destacou a importância de dar visibilidade ao tema. “Ser finalista do Prêmio MOL com uma pauta tão significativa é uma experiência surreal. Essa premiação é muito importante, e poder falar sobre o grupo Mães e Pais Azuis de Itapevi fez com que eu me sentisse representada, pois também sou mãe atípica.”
Carol é finalista com reportagem sobre mães atípicas que criaram uma rede de apoio em Itapevi @Divulgação
“Fico feliz com indicações em premiações, porque sei que, se ganhar, foi graças a um esforço coletivo. A Mural me dá uma parceria editorial incrível, com uma equipe maravilhosa. A fotografia nunca é um trabalho feito sozinho – depende da participação, interação e empatia dos entrevistados. Ser finalista com essa matéria é uma honra ainda maior, pois ela retrata histórias reais de como a favela vence com união, parceria e fé no corre”, ressaltou Léu.
Léu concorre com registro fotográfico de uma viela transformada em parque no bairro Jardim Novo Santo Amaro @Divulgação
O Prêmio MOL tem como objetivo reconhecer o trabalho de jornalistas, comunicadores populares e estudantes de comunicação que atuam para fortalecer a cultura de doação, a solidariedade e o impacto das organizações da sociedade civil no Brasil, destacando a importância desses temas para o exercício da cidadania.
Serão premiadas também reportagens finalistas em “texto”, “áudio” e “vídeo, de jornalismo tradicional, além da categoria “jovem jornalista”.
O evento de premiação ocorrerá no dia 7 de abril, no MASP em São Paulo, quando os vencedores serão conhecidos.