A Agência Mural de Jornalismo das Periferias é uma das 80 organizações de mídia selecionadas para a segunda fase do “Acelerando Negócios Digitais”. Promovido pelo ICFJ (Centro Internacional para Jornalistas, em português) e a Meta, o programa tem como objetivo contribuir com a melhoria nos modelos de negócios e a sustentabilidade financeira de organizações de mídia no país.
O projeto apresentado consiste em identificar pessoas interessadas em apoiar o jornalismo local e periférico, formar uma comunidade com espaços para conversas e encontros, além de identificar possíveis apoiadores para a campanha de financiamento coletivo da Mural.
“A minha expectativa é poder ter uma boa base de trocas e conhecimentos e também ferramentas para construir a comunidade Tijolo por Tijolo. A ideia é fortalecer o relacionamento com a nossa audiência e fazer com que o nosso trabalho esteja cada vez mais próximo da realidade dos leitores e das periferias, já que é pra isso que a gente existe”, conta Fran Carneiro, da área de audiência da Mural.
Na segunda fase, os participantes receberão mentorias exclusivas por cinco meses, além de apoio financeiro para o desenvolvimento dos projetos apresentados, com subsídios de até $15 mil dólares.
O Acelerando Negócios Digitais selecionou também 80 jornalistas independentes. A correspondente do Grajaú, Isabela Alves, foi uma das selecionadas na categoria de jornalistas independentes e irá desenvolver uma reportagem com o perfil de cinco ambientalistas periféricos.
“Expectativas para a segunda fase são as maiores possíveis. Ano passado essa formação me ajudou demais. Estou ansiosa para ver quais serão os novos desafios”, diz a jornalista.
A lista completa de contemplados pode ser conferida aqui.