Ícone do site Agência Mural

Agência Mural e Transmídia começam programa destinado às novas organizações jornalísticas

Podem participar estudantes ou formados nas diversas áreas da comunicação e que residam em bairros periféricos de São Paulo

Por: Redação

A Agência Mural e a Transmídia deram início à jornada formativa ‘Do Jornalismo Local ao Negócio’, destinado a apoiar organizações de comunicação em fase inicial da trajetória. Foram selecionadas 10 veículos para participar das formações, com integrantes de todas as regiões do Brasil: Centro-Oeste (1),Nordeste (2), Norte (3), Sul (1) e Sudeste (3).

O projeto terá seis encontros virtuais ao vivo, desenvolvidos a partir de oficinas especializadas para organizações de jornalismo local e independente, com base nas experiências das realizadoras.


As oficinas irão abordar temas que discutem da missão ao negócio, a política editorial e as estratégias de operação, gestão com diversidade, além de dicas de como se estruturar e criar modelos de negócio mais sustentáveis.

A iniciativa está dentro do Clube Mural, área de treinamento e experimentação no jornalismo local da Mural.

Segundo encontro com os participantes das organizações independentes @Reprodução


“Vamos levar a experiência de como construímos o nosso jornalismo ao longo de 13 anos e os desafios que enfrentamos para buscar sustentabilidade”, conta a diretora institucional Cíntia Gomes, uma das coordenadoras da iniciativa.

Para Caê Vatiero, da Agência Transmídia, a primeira organização jornalística do Brasil a cobrir a pauta da população trans, a jornada foi pensada para ampliar a diversidade no jornalismo.

“O desenvolvimento e a sustentabilidade são grandes desafios para o ecossistema do jornalismo independente. Queremos descentralizar o conhecimento pensando principalmente em critérios de regionalidade, raça e gênero”, ressaltou Caê Vatiero, um dos cofundadores da Transmídia.

O objetivo das formações é circular o conhecimento para que as iniciativas possam encontrar mais rapidamente o caminho para o desenvolvimento e sustentabilidade, beneficiando jornalismo local como um todo.

Para isso, haverá a participação de convidados dos dois veículos e também de outras organizações que viveram experiências marcantes no jornalismo independente que surgiu na última década. Uma delas é o Nós, Mulheres da Periferia, com mais de 10 anos de atuação.

Também participará a Entre-Becos, organização que cobre as periferias de Salvador e que nasceu após um projeto da Agência Mural.

Confira as organizações que foram selecionadas e começaram a acompanhar a jornada formativa:

1

Associação Mulheres na Comunicação – (Centro- Oeste)

2

Coar Notícia – (Nordeste)

3

Cripto Cultural (Sul)

4

Ecoar Jornalismo – (Norte)

5

Modus Comunicca (Sudeste)

6

Pavio (Sudeste)

7

Periféricos – (Nordeste)

8

Rede de Comunicadores Indígenas do Rio Negro (Rede Wayuri) – (Norte)

9

Tab_Jornalismo (Sudeste)

10

Tocantins em Foco (Norte)


O projeto “Do Jornalismo Local ao Negócio” nasceu no Techcamp Belém 2023, e conta com o apoio da Énois – Laboratório de Jornalismo e Embaixada e do Consulado dos Estados Unidos.

Sair da versão mobile