APOIE A AGÊNCIA MURAL

Colabore com o nosso jornalismo independente feito pelas e para as periferias.

OU

MANDE UM PIX qrcode

Escaneie o qr code ou use a Chave pix:

[email protected]

Agência de Jornalismo das periferias
Acontece Mural

Nasce o Clube Mural: área de treinamento e laboratório de jornalismo da Agência Mural

Image

Por: Redação

Notícia

Publicado em 06.05.2022 | 18:40 | Alterado em 09.05.2022 | 18:47

Tempo de leitura: 2 min(s)

Nesta sexta-feira, 06, a Agência Mural de Jornalismo das Periferias lança o Clube Mural, espaço de formação, produção, aprendizagem e trocas de experiências no campo do jornalismo das periferias.

“A ideia de criar o clube surgiu da intenção de compartilhar o conhecimento adquirido, afinal, ao longo desses 12 anos, a Mural promoveu uma série de iniciativas de treinamento e formação como Mural nas Escolas e Mural nas Universidades”, diz Cíntia Gomes, coordenadora do projeto.

A Mural nas Escolas, um programa de educação midiática voltado a estudantes do ensino médio de escolas públicas da região metropolitana de São Paulo, nasceu em 2014. Desde então, correspondentes locais da Agência Mural foram até as escolas para falar sobre a profissão de jornalista, o trabalho desenvolvido pela Mural e realizar oficinas de jornalismo periférico e hiperlocal.

Durante os encontros são abordadas questões de representatividade e diversidade na mídia. As atividades buscam promover reflexões sobre a influência da comunicação na desconstrução de estereótipos, promoção da igualdade e geração de oportunidades.

Com a Mural nas Universidades passamos a realizar oficinas e palestras para estudantes universitários com foco na cobertura hiperlocal periférica e na experiência de nossos correspondentes. O objetivo é ampliar a visão jornalística sobre a cobertura dos grandes centros urbanos e como se pode melhorar a qualidade desta cobertura.

Esses são alguns exemplos do que a Agência Mural já produziu. Foram formações e oficinas temáticas voltadas para nossa rede de correspondentes, workshop de educação midiática para professores, programa de seleção para bolsa de reportagem para estudantes do ensino médio e superior.

E agora vem muito mais. O Clube Mural é o espaço que vai reunir todos os projetos relacionados ao treinamento e formação e, além disso, explorar novos caminhos para que seja um laboratório de experimentação jornalística dinâmico e diverso.

Lançamos o clube e, com ele, a primeira reportagem produzida por um dos estudantes universitários do Ceará participantes do “Acontece nas Escolas”, programa de bolsas de jornalismo da Agência Mural.

21 estudantes de jornalismo do estado do Ceará foram selecionados para participar de uma formação sobre cobertura jornalística nas periferias e educação. Edição que conta com apoio do Instituto Unibanco.

Encontro formativo “Mão na massa: como colocar tudo isso em prática” com a turma de estudantes de jornalismo do Ceará participantes do “Acontece nas Escolas”.

“Nesta formação, os estudantes conheceram um pouco mais sobre o trabalho da Agência Mural e a cobertura jornalística feita pela e para as periferias, além de participarem de encontros formativos ao vivo (online) que incluíam as temáticas sobre jornalismo local e educação” explica Jessica Silva, assistente de Educomunicação.

Ao término, foram selecionados oito estudantes para produzir uma reportagem por semana, durante oito semanas, que serão publicadas no site da Agência Mural. Os escolhidos têm o apoio e mentoria de Cleber Arruda, editor de projetos especiais, no desenvolvimento da reportagem. O resultado das produções você pode conferir aqui.

“Vai ser incrível poder conhecer um pouco mais sobre as periferias do Ceará e compartilhar nossas experiências com outros estudantes de jornalismo”, diz Arruda.

receba o melhor da mural no seu e-mail

Redação

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias tem como missão minimizar as lacunas de informação e contribuir para a desconstrução de estereótipos sobre as periferias da Grande São Paulo.

Republique

A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.

Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.

Envie uma mensagem para [email protected]

Reportar erro

Quer informar a nossa redação sobre algum erro nesta matéria? Preencha o formulário abaixo.

PUBLICIDADE