Ícone do site Agência Mural

Agência Mural faz série de reportagens sobre mobilidade com apoio da 99

Por: Cíntia Gomes

No mês de julho a Agência Mural começou uma série de reportagens sobre mobilidade urbana nas periferias. Até o mês de novembro, serão publicadas 12 reportagens sobre os desafios de se locomover pelas periferias e o direito à cidade. 

As notícias produzidas contam com o apoio editorial da 99, empresa de tecnologia voltada à mobilidade.

Já foram publicadas duas reportagens produzidas pelos correspondentes de Perus, Ira Romão, e de São Miguel Paulista, Eduardo Silva. A primeira sobre os dilemas para quem não pode trabalhar em home office e teve de seguir saindo de casa mesmo no período mais grave da crise sanitária. 

E a segunda reportagem abordou a situação das duas maiores favelas de São Paulo: Heliópolis e Paraisópolis. Preconceito, ruas estreitas e projetos que não saíram do papel estão entre os desafios dos moradores para conhecer a cidade. 

“As periferias fazem parte da cidade e devem ter acesso a todos os direitos. Mas isso muitas vezes não é respeitado. O acesso à cidade, o direito ao transporte público de qualidade, o direito de ir e vir falha em diversos momentos nas periferias e pretendemos mostrar isso”, afirma Vagner Alencar, diretor de jornalismo na Agência Mural.


A 99 entra como apoiadora do jornalismo feito pelas periferias e para as periferias, com respeito a liberdade editorial da Mural. A empresa quer ajudar a promover o debate sobre as necessidades para garantir a mobilidade urbana nos grandes centros em que atua. 

“Nós acreditamos que o debate é o primeiro passo para soluções. Como uma empresa que toca milhões de pessoas, faz parte do compromisso da 99 encorajar essa conversa com a sociedade brasileira. Ficamos muito orgulhosos em ser parceiros da Agência Mural e contribuir com o aprofundamento dessa discussão”, comenta Anselmo Baccarini, gerente sênior de comunicação da 99.

As reportagens ficarão reunidas na página especial sobre mobilidade nas periferias.

Sair da versão mobile