A partir de setembro, mês em que campanhas de prevenção ao suicídio e conscientização à saúde mental ganham mais espaço, a Agência Mural inicia uma série sobre os cuidados com a saúde emocional nas periferias.
Até dezembro, serão publicadas quatro reportagens e quatro web stories inéditas para ajudar jovens das quebradas a encontrar informações, histórias e referências para cuidar da saúde emocional.
As notícias produzidas contam com o apoio editorial do Instituto SulAmérica, uma organização social mantida pela SulAmérica que tem como objetivo promover o acesso à saúde integral para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A série faz parte do movimento #BemAmarelo.
Na primeira reportagem – escrita por Ira Romão, correspondentes de Perus, na zona noroeste de São Paulo –, as psicólogas entrevistadas desmistificam o que é a terapia e contam como contribuem para que pacientes das periferias tenham acesso ao apoio psicológico.
“As pessoas necessitam falar, ouvir e parar para sentir, chorar, trocar e [espaços para] isso falta na periferia”, diz Keila Duarte, psicóloga no projeto Consultório Solidário, do Coletivo de Mulheres da Noroeste, que dá assistência a mulheres em situação de violência nos distritos do Jaraguá, Brasilândia e Cachoeirinha.
As reportagens ficarão reunidas na página especial sobre saúde emocional. Boa leitura!