O ano de 2024 está quase se despedindo, e 2025 já bate à porta com boas novidades. A Agência Mural foi selecionada nos editais da JournalismAi, que conta com o apoio do Google News Initiative, e do Fundo Internacional para Mídia de Interesse Público (IFPIM, na sigla em inglês), para desenvolver seus trabalhos com mais tecnologia e maior conexão com a audiência.
No edital da JournalismAI, a organização pretende criar uma ferramenta de “Alerta Climático Local”. Esse projeto pretende desenvolver uma plataforma de inteligência artificial que utiliza dados ambientais públicos locais para gerar informações personalizadas e alertar as periferias de São Paulo sobre questões climáticas.
Já o IFPIM selecionou 20 organizações de mídia ao redor do mundo para fortalecer a comunicação nos territórios onde atuam. No Brasil, a Agência Mural representa o país ao lado do The Intercept Brasil e do Grupo A Hora.
O projeto tem como objetivo se aproximar ainda mais das periferias e agregar o fluxo de notícias de cada bairro ou cidade por meio de uma página exclusiva no site da Agência Mural. Assim, serão oferecidos à população de bairros periféricos conteúdos de serviço produzidos com o apoio da inteligência artificial.
O diretor de tecnologia e negócios, Anderson Meneses, destacou a importância desses projetos para as periferias de São Paulo. “Nossa empolgação vem do potencial de unir o jornalismo que já fazemos ao jornalismo de serviço e soluções, permitindo que as pessoas estejam muito mais bem informadas sobre seus territórios nas periferias da região metropolitana de São Paulo”, afirmou.
Todo o material produzido com o suporte da inteligência artificial será revisado pelos repórteres da Agência Mural, garantindo credibilidade, confiabilidade e maior investimento no jornalismo hiperlocal desenvolvido pela organização. “Estamos felizes por contar com recursos financeiros para investir em pessoas e tecnologias criadas e desenvolvidas a partir das periferias urbanas da Grande São Paulo”, concluiu Meneses.