A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, em parceria com o Pulitzer Center e a Meedan, lançou a reportagem especial “Sem Notícias”, que detalha como a população de Pirapora do Bom Jesus, município da região metropolitana de São Paulo, vive em um “deserto de notícias” e enfrenta a falta de jornalismo local, especialmente em um ano de eleições municipais.
De acordo com o Atlas da Notícia, 26,7 milhões de brasileiros em quase metade (48,7%) dos municípios não têm imprensa local, essencial para cobrir o cotidiano, fazer denúncias e fiscalizar o poder público – funções primordiais da imprensa e pilares da democracia.
Após imersão em Pirapora e meses de investigação, a Agência Mural ouviu autoridades, especialistas e moradores que costumam se informar pelo boca a boca, grupos de WhatsApp e canais da prefeitura.
“Tudo da cidade a gente vai ouvir, sempre, da boca de algum vereador. Ficamos à esmo de uma notícia que não seja de um político”, diz Jeanderson Gomes dos Santos, 34, trabalhador da construção civil e morador do Parque Payol, principal bairro periférico do município, onde o abismo ao acesso a notícias é ainda maior.
“É difícil se informar porque a cidade não tem um jornal próprio. Se você não frequentar a igreja ou a sessão da Câmara, você não é informado,” diz Antônio Juarez de Oliveira, comerciante local.
Pirapora do Bom Jesus é uma cidade conhecida por sua importância religiosa e cultural. Fundada com base em relatos de milagres, transformou-se em um destino religioso e culturalmente rico. No entanto, enfrenta desafios socioeconômicos, com baixo índice de emprego formal e a necessidade de restauro de seu santuário.
Para abordar esses e outros desafios no município considerado o mais pobre da Grande São Paulo, a reportagem utiliza uma variedade de formatos. Desde fotos e infográficos até histórias em quadrinhos, que ilustram, por exemplo, a surpresa dos alunos da Educação de Jovens e Adultos ao descobrirem o que é viver em um deserto de notícias e revelam como Pirapora se transformou em uma cidade de peregrinos.
Apresentamos também episódios de podcasts, incluindo um que revela que rádio comunitária tem pré-candidato como apresentador, além de um documentário em vídeo dividido em três partes.
“Estamos muito felizes em dar vida a essa reportagem especial. Ela concretiza um sonho antigo nosso de investigar um deserto de notícias e surge em um momento importante, já que estamos a poucos meses de eleger prefeitos e vereadores. Além disso, reafirmar a importância do jornalismo local e independente na garantia da transparência e do acesso à informação, fundamentais para a preservação da democracia”, afirma Vagner de Alencar, diretor de jornalismo da Agência Mural.