Ícone do site Agência Mural

Agência Mural lança Guia de Empregos das Periferias

Nesta quarta-feira (24), a Agência Mural lança o GEP (Guia de Empregos das Periferias), mais um projeto que tem como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos moradores das periferias da capital e das regiões metropolitanas de São Paulo.

Idealizado pelos muralistas Anderson Meneses, de Pirituba (zona oeste), e Vagner de Alencar, de Paraisópolis, zona sul, o projeto recebeu apoio financeiro do Vai Tec (Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas), por meio de edital promovido pela prefeitura da capital.

O GEP é uma plataforma digital gratuita que irá mapear e difundir informações sobre a oferta e a busca de empregos nas regiões periféricas da Grande São Paulo. O objetivo é colaborar para fomentar o desenvolvimento da economia colaborativa e local, e contribuir também para melhorar os níveis da mobilidade urbana na região metropolitana.

No site – guiadeempregosdasperiferias.com.br – disponível em formato para computadores de mesa, tablets e celulares, os usuários poderão acessar vagas de trabalho e posições que serão mapeadas por localidade e terão filtros de busca por categorias como bairros, escolaridade e área profissional.

“A gente sabe da importância de trabalhar perto de casa e dos benefícios que isso pode proporcionar tanto para as pessoas como para as empresas, mas agora temos uma proposta concreta para isso acontecer. Com o GEP, pretendemos tornar realidade estas possibilidades”, afirma Meneses.

Semanalmente serão publicadas dicas ou novidades sobre o mercado de trabalho, principalmente no que se refere aos jovens em busca do primeiro emprego e aos egressos do sistema prisional, os dois públicos prioritários da iniciativa. Reportagens sobre moradores que se tornaram empreendedores –e, portanto, empregadores– e criaram seus negócios também irão figurar nesta seção do site.

“Assim como consta no Plano Diretor, buscamos com o GEP contribuir para a descentralização da oferta de oportunidades de trabalho, dando mais visibilidade aos empreendedores e empresários instalados nos bairros periféricos, ajudando-os no recrutamento”, ressalta Alencar.

Com dezenas e dezenas de vagas mapeadas pela rede de 80 muralistas (correspondentes locais da Agência Mural de Jornalismo das Periferias) ao redor de São Paulo, o GEP pretende, acima de tudo, minimizar as desigualdades existentes servindo de ponte entre a oferta e a procura de emprego nessas áreas.

Sair da versão mobile