Desde 11 de março, a Agência Mural de Jornalismo das Periferias passou a ter um espaço para financiamento recorrente no Catarse. A arrecadação mensal será destinada à sustentabilidade da produção de conteúdos e projetos.
Atualmente, a cobertura jornalística da Mural é feita em 29 distritos da cidade e 15 municípios da Grande São Paulo. Os conteúdos produzidos pelos 70 ‘muralistas’, como são chamados os correspondentes locais, são publicados no site da Agência Mural, Blog Mural, Catraca Livre, Guia Folha, Rolê na Quebrada e 32xSP. Há também os projetos de relacionamento e engajamento, como o Acontece na Escola, a Expo Mural, o Guia de Emprego das Periferias, o Mural nas Escolas e o Mural nas Universidades.
O codiretor da Agência Mural, Anderson Meneses, explica que manter a periodicidade de notícias nos canais necessita de investimento constante. “Para continuar fazendo a cobertura das áreas periféricas da cidade, precisamos contar com a colaboração de quem acredita e curte o nosso trabalho.”
Os leitores interessados terão três opções de assinatura mensal:
- na categoria “Vizinha(o)” (doação de pelo menos R$ 5 por mês), os apoiadores terão o nome como apoiador em nosso site;
- na categoria “Amiga(o)” (doação de pelo menos R$ 15 por mês), os apoiadores terão acesso a uma newsletter mensal exclusiva com dicas culturais das quebradas e convite para participar de um grupo fechado no Facebook, que permitirá o contato direto com nossa Redação;
- na categoria “Irmã(o)” (doação de R$ 50 ou mais por mês), além da newsletter acima descrita e o convite para participação no grupo fechado no Facebook, os apoiadores terão descontos de 10% nos eventos, cursos e produtos da Mural e convite para participar das rodas de conversas sobre jornalismo, realizadas na Casa Mural; eles terão também acesso a uma segunda newsletter mais “institucional”, com informações sobre o funcionamento da nossa organização.
Para inaugurar o modelo de financiamento na plataforma, além das recompensas citadas, os primeiros 100 apoiadores da categoria “Irmã(o)” vão ganhar um “moleskine” (www.agenciamural.org.br/apoie) da agência e a HQ “Minas da Várzea”, enviados por correio. Os 200 seguintes receberão a HQ.
Para colaborar com o projeto jornalístico, acesse: www.catarse.me/periferias.