A Agência Mural é uma das selecionadas para a segunda rodada do programa Report for the World, desenvolvido pela The GroundTruth Project. A parceria possibilitará um reforço na cobertura dos impactos das mudanças climáticas nas periferias, incluindo os temas de segurança alimentar e de saúde, dentro da editoria Sobre-Viver.
O apoio consiste em financiar uma parte do trabalho do repórter que vai se dedicar à cobertura.
A parceria começa neste mês de novembro, quando a Mural completa 12 anos de história, cobrindo as periferias da região metropolitana da maior metrópole brasileira.
O selecionado para o programa é Cleberson Santos, correspondente do Capão Redondo, na zona sul da capital.
“Vou trabalhar com dois temas, saúde (que inclui segurança alimentar) e mudanças climáticas, que são de extrema importância para as periferias”, afirma Cleberson. “O primeiro é uma necessidade básica, uma das principais demandas dos nossos bairros, mas o segundo ainda é um tema que não estávamos tão atentos.”
“Alguns dos problemas que as periferias sempre enfrentam, como as enchentes e algumas questões de saúde, têm completa relação com as mudanças climáticas, mas muita gente ainda pensa que essa discussão é uma realidade distante de nós. Fazer essa conexão, apontar possíveis soluções e divulgar o trabalho de quem já está de olho nessa questão será uma das missões durante esse projeto”, ressalta.
O programa Report for the World é uma iniciativa do The GroundTruth Project e atua em diversos países, como Hungria, México, Peru, Índia, Nigéria e Zimbabue. No Brasil, além da Agência Mural, fazem parte também Marco Zero, InfoAmazônia e ((o))eco.