A Agência Mural de Jornalismo das Periferias lança o “Mural Local”, projeto que utiliza inteligência artificial para levar mais informações a partir de bases públicas de dados para moradores e moradoras da capital e Grande São Paulo.
A primeira fase de mais esta investida em jornalismo local vai se concentrar nos dados que mostram o impacto das mudanças climáticas nas periferias urbanas da maior região metropolitana da América Latina.
Em 2025, serão os habitantes de cinco territórios – as cidades de Guarulhos, Osasco e Mauá, além dos distritos do Capão Redondo e Itaim Paulista, em São Paulo – que poderão se inscrever gratuitamente para receber informações, por e-mail ou WhatsApp.
Itaim Paulista é o primeiro bairro a receber o projeto da Mural @Léu Britto
O primeiro evento de lançamento acontece como uma reunião de pauta aberta e será realizado na Fábrica de Cultura do Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo. Ali a Mural vai mostrar como a primeira base de dados usada – sobre monitoramento da qualidade do ar, feito pela Cetesb – se transforma em informação útil para o morador, e como ele poderá recebê-la.
Desenvolvido com apoio do IFPIM e do Desafio de Inovação em JornalismoAI e em parceria com a Agência Tatu — startup alagoana especializada em jornalismo de dados, o projeto vai distribuir alertas personalizados e automatizados diretamente nos celulares de quem se cadastrar.
O conteúdo será gerado com apoio de ferramentas de IA, validado por editores da Mural, seguindo a política de uso responsável da tecnologia pela organização. Além dos alertas enviados a quem se cadastrar, o conteúdo também será publicado nas páginas dos territórios no site da Mural, ajudando a fortalecer a cobertura local.
Além do Itaim Paulista, o Mural Local vai circular por mais quatro periferias @Léu Britto
De acordo com Anderson Meneses, diretor de tecnologia e negócios da Agência Mural, a proposta busca ampliar o acesso à informação local. “No caso da base de dados de qualidade do ar, o objetivo também é fortalecer a resiliência das comunidades diante de eventos climáticos e traduzir dados técnicos em orientações práticas e úteis para o dia a dia da população”, explica.
O evento de lançamento será realizado no sábado, 2 de agosto, das 14h às 16h, na Fábrica de Cultura do Itaim Paulista (Rua Estudantes da China, 500). Aberto ao público, mais do que apresentar esse novo projeto, o evento será um espaço para escuta ativa e celebração do jornalismo feito a partir das quebradas.
“A ideia é ouvir as percepções e contribuições dos moradores, construindo juntos uma ferramenta que fortaleça o território a partir da confiança, do diálogo e da informação local de qualidade”, diz Anderson. Outros quatro eventos estão sendo planejados para acontecer nos demais territórios que fazem parte deste início de projeto. Fique atento aqui agenciamural.org.br.
As pessoas interessadas em participar devem fazer a inscrição por meio do formulário, clicando aqui.

