Na próxima semana, entre os dias 11 e 14 de julho, acontece o 19º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji, na ESPM, em São Paulo. O evento reúne jornalistas, estudantes e pesquisadores de diversas partes do Brasil e do mundo para discutir comunicação, as transformações sociais que impactam diretamente os profissionais e ampliar o conhecimento de ferramentas inovadoras para investigação jornalística.
Neste ano, a Mural é uma das parceiras institucionais do congresso. Segundo a diretora Institucional e de Diversidade da Mural, Cíntia Gomes, essa é uma forma de promover ações afirmativas para que o evento seja mais diverso e inclusivo tanto nas pautas como no corpo participante.
“Estar no Congresso é essencial para amplificar as vozes das periferias e dar visibilidade às narrativas que muitas vezes são ignoradas pela grande mídia. A presença dos correspondentes locais da Mural enriquece as trocas e conexões, além de levar a diversidade desta rede e sua cobertura, promovendo um jornalismo mais inclusivo, plural e representativo das periferias da Grande São Paulo.”
Além da parceria institucional, três membros da equipe fixa estarão mediando mesas e oficinas durante o evento: o diretor de negócios e tecnologia, Anderson Meneses, ministrará a oficina “Tijolo por tijolo: a experiência de criar uma comunidade de apoiadores para o fortalecimento do jornalismo local e periférico”, no dia 11/07. Na manhã seguinte, dia 12/07, a diretora executiva, Izabela Moi, mediará a mesa “Uma falha de mercado pode acabar com a democracia: qual a saída para manter o jornalismo em pé?”. E, por último, no sábado, 13/07, o designer e ilustrador da Mural, Magno Borges, mediará a conversa sobre “Ilustração jornalística em tempos de IA”.
Por meio desta parceria, será possível levar alguns correspondentes como voluntários para orientar os bolsistas selecionados pela Abraji durante o evento e fortalecer a diversidade com a presença de jornalistas locais e periféricos no congresso.