De norte a sul, as periferias são cheias de histórias e rolês interessantes. Um dos destaques é o aniversário de 60 anos da cidade de Osasco, na Grande São Paulo. Vai rolar neste fim de semana uma programação especial para comemorar a data.
Já em São Paulo, a exposição “22 Periférico”, na zona norte, mostra como a periferia pode ser, literalmente, uma fábrica de cultura e arte para a galera que vive por ali.
Confira abaixo todas as sugestões e não esqueça do mais importante: para os rolês presenciais, sempre leve máscara e seu comprovante de vacinação. Bom passeio!
Espetáculo da ZL
Direto da zona leste de São Paulo para a Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro. O Coletivo Calcâneos, formado por jovens periféricos da região, está em circulação com o espetáculo “Carmen”, que fala das vivências e memórias do grupo.
As apresentações serão nos próximos dias 22, 23 e 24 de fevereiro. Todas elas serão presencialmente, às 20h. Os ingressos são gratuitos.
Esta circulação faz parte do projeto “Desde que o Mundo é Mundo”. Quem preferir acompanhar de forma online, o espetáculo terá dois vídeos de danças exclusivas disponíveis nas plataformas digitais.
“No final das contas, ‘Carmen’ é um espetáculo bem sensível, com assuntos urgentes sendo discutidos em palco. Por isso, se for necessário, ria. Se for necessário, chore. Queremos que o público se abra para esta experiência”, ressaltam os artistas. Para mais informações, acesse o site do coletivo.
Dias e horário: 22, 23 e 24/2 às 20h
Endereço: Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro
Preço: Entrada gratuita
Obras modernistas
Ainda têm rolê sobre a Semana de Arte Moderna rolando por aí. Na Fábrica de Cultura Brasilândia, na zona norte, a exposição “22 Periférico” pode ser visitada até dia 27 de fevereiro. Nela, são expostas obras de artistas periféricos que fazem releitura de obras modernistas.
As visitas podem ocorrer de terça a sexta, das 9h às 19h, e aos finais de semana, das 12h às 17h.
E se hoje o novo marco é romper com o que está posto, a ideia é olhar e valorizar corpos negros, identidades, existências, permanências, resistências e reconhecer pluralidades.
Dia e horário: Até 27/2 | De terça a sexta, das 9h às 19h, e aos finais de semana, das 12h às 17h
Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2.508 – Vila Nova Cachoeirinha
Preço: Entrada gratuita
Match
Também na zona norte, no próximo sábado (19), a cantora Gabi Blanco ocupa os palcos do Centro Cultural da Juventude para apresentar o espetáculo “Match”. O Projeto, guiado por um repertório autoral, une música, bate-papo e intervenções, além de recitação de poesias para abordar questões da atualidade.
Na linha de frente, a poeta, cantora e compositora vem com uma pegada romântica, leve e divertida. Nas participações especiais, o bonde que a acompanha é formado por mc’s de batalha e slamer’s. Entre os nomes envolvidos, Luiza Lustosa, Matheus Delgado e Michelle Souza.
Livre para todos os públicos, homens e mulheres, jovens, velhos e crianças, o evento contará com interpretação de libras e descrição falada para pessoas com deficiência visual. A entrada será gratuita.
Dia e horário: 19/2 às 16h
Endereço: Avenida Dep. Emílio Carlos, 3.641 – Vila dos Andrades
Preço: Entrada gratuita
Ocupação artística
Entre os dias 20 e 26 de fevereiro, vai rolar o 7º Ato Artístico Coletivo Perus, que nesta edição comemora o aniversário de 6 anos de existência da Ocupação Artística Canhoba.
O evento na região noroeste vai reunir coletivos e artistas de múltiplas linguagens artísticas em uma semana inteira de programação, para o público de todas as idades.
Com atividades culturais presenciais e gratuitas, a programação inclui teatro, literatura, música, breaking dance e muito mais!
O festival será realizado na Ocupação Artística Canhoba. Confira a programação completa nas redes sociais do Sarau Segunda Negra.
Horário de funcionamento: De 20 a 26/2 a partir das 11h
Endereço: Rua Canhoba, 299 – Vila Fanton
Preço: Entrada gratuita
Niver de Oz
Osasco completa 60 anos dia 19 de fevereiro e vai rolar várias atrações na Fábrica de Cultura da região no próximo domingo (20). E tem programação ao ar livre.
O destaque vai para o show do Samba de Dandara, que está previsto para começar às 12h. Com 10 anos de estrada, o grupo traz representatividade feminina no samba eritmos afro-brasileiros.
O evento seguirá protocolos de prevenção à Covid-19, como uso obrigatório de máscara e distanciamento. Confira outros eventos em celebração à data no site da prefeitura.
Dia e horário: 20/2 a partir das 10h
Endereço: Rua Santa Rita, Jardim Rochdale – Osasco
Preço: Entrada gratuita