Prometida para a Copa do Mundo de 2014, ainda na gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT), a construção do Corredor Leste Itaquera segue, anos depois, ainda inacabada e temporariamente paralisada na zona leste da capital.
Ao lado da praça Francisco Daniel Lopes, na Cidade Líder, uma placa informa o início da obra: 15 de agosto de 2013, com prazo de execução de 36 meses —o que não ocorreu. O projeto tem a proposta de interligar as avenidas Itaquera, Líder e Aricanduva ao terminal de ônibus da Vila Carrão, e estaria funcionando a partir de 2014.
“Essa obra prejudicou a vida do comerciante e do usuário. Um corredor aqui é desnecessário. Passam poucas linhas de ônibus nessa avenida”, reclama o lojista Francisco Assis, 63.
Em frente ao comércio onde Assis trabalha, na avenida Líder, há um ponto de parada “fantasma” no canteiro central. O trecho possui assentos com cobertura, marcação no solo e até uma tabela fixada com um itinerário de ônibus, mas não é utilizado pelos passageiros, nem pelos ônibus municipais.
“O certo era derrubar isso e plantar as árvores outra vez. Tiraram todas as árvores daqui. Agora olha o calor que tá”, reclama Assis.
LEIA TAMBÉM:
Prefeitura reduz meta de novos corredores de ônibus e foca na zona leste de SP
Quem também se queixa é a lojista Joadete Lopes, 56, que trabalha há 20 anos no local. Ela viu o início da obra em 2013, seu abandono algum tempo depois, e diz que, desde então, o movimento de clientes caiu muito.
“Antes, o semáforo ficava aqui em frente, então as pessoas que passavam ou atravessavam a rua, entravam na loja. Aí colocaram tanto ele quanto a faixa de pedestres mais para trás e agora quase ninguém vê que aqui tem uma loja”, conta.
Ao todo, o corredor terá 14 km de extensão, em dois trechos. Até o momento, houve a construção de 3,3 km para o trecho 1 (de um total previsto de 6,1 km de extensão) e de 4,6 km para o trecho 2 (de 8,0 km totais).
DESVIOS
O motorista que precisa cruzar a avenida Líder para chegar à avenida Itaquera é obrigado a fazer um desvio por ruas paralelas para escapar dos entulhos e trechos incompletos da obra.
“A via está danificada desse jeito e a gente tem que dar a volta. Às vezes está trânsito (no horário de pico, principalmente), aí atrapalha bastante”, comenta o morador Erick, 33.
CONTRATO RESCINDIDO
O Corredor Leste Itaquera é um projeto de responsabilidade da SPObras, vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Obras da Prefeitura de São Paulo.
Por meio de sua assessoria, a SPObras respondeu que o contrato com o Consórcio SP Corredores (formado pelas empresas Carioca Christiani-Nielsen Engenharia S/A e Heleno & Fonseca Construtécnica S/A), responsável pela execução das obras, foi rescindido em virtude de diversos descumprimentos contratuais praticados pela empresa.
Informou, ainda, que um novo projeto já foi finalizado e está em fase de elaboração da licitação das obras remanescentes. O prazo de entrega do corredor, prometido anteriormente, era para 13 de dezembro de 2020. Mas, devido ao processo de rescisão citado acima, o órgão informa que “não há data de conclusão até o momento”.
Com colaboração de Larissa Darc, correspondente do Parque do Carmo na Agência Mural.