Ícone do site Agência Mural

Quem são os candidatos a deputado de São Bernardo do Campo e Santo André

Por: Cleberson Santos e Katia Flora

Região que foi o berço do petismo na Grande São Paulo, as cidades do ABC paulista têm candidaturas dividido entre o PT, partidos de direita e aliados de prefeitos do PSDB. Esse é o perfil dos candidatos a deputado de São Bernardo do Campo e Santo André identificados pela Agência Mural com apoio do Repórter Diário.

Em São Bernardo, o PT ainda é o partido com maior quantidade de candidaturas na cidade, são 5 entre os 28 mapeados. O Novo, que tem o cientista político Luiz Felipe d’Avila como presidenciável, vem logo em seguida com 3 candidatos.

Além disso, sete candidatos fazem parte de partidos identificados com o bolsonarismo, ainda que não façam parte da coligação que pleiteia a reeleição do presidente Jair Bolsonaro. São 1 candidato do Republicanos, 1 do PSC, 2 do PRTB, 2 do PTB e 1 do PL.

Junto com os cinco petistas, há outros quatro candidatos identificados com a esquerda, sendo um do PSB, 2 do PSOL e um do PSTU.

São Bernardo do Campo
Deputado EstadualPartido
ALEXANDRA ABREUNOVO
BETO FRIASNOVO
CARLA MORANDOPSDB
DRA SILMARA SILVAAGIR
FABIO TELLESREPUBLICANOS
FERNANDO RAMOSMDB
JULINHO FUZARIPSC
DR LEANDRO ALTRÃOPSB
LUIZ FERNANDOPT
MARIA DO POVOAGIR
NEON CUNHAPSOL
TEONILIO MONTEIRO DA COSTA – BARBAPT
WALTER RESENDEPRTB
DAVID MONTEIROPRTB
RC ROBERTO CARLOS DE ALMEIDAPTB
Deputado Federal
ADILSON FARIASNOVO
ALEX MANENTECIDADANIA
CLAUDIO DONIZETEPSTU
COMANDANTE BOLIVARPTB
CORONEL NISHIKAWAPL
DONA VERAAVANTE
LUIZ MARINHOPT
MARCELO LIMASOLIDARIEDADE
PAULÃO CAYRESPT
RICARDO KANAANMDB
SUELI – LUTA EM MOVIMENTOPSOL
SYMMY LARRATPT
VICENTINHOPT

Dos 28 candidatos são bernadenses (sendo 15 para a Alesp e 13 para a Câmara), oito já são conhecidos na política local.

É o caso do ex-prefeito Marinho (PT), que governou a cidade por dois mandatos entre 2009 e 2017. O atual vice-prefeito Marcelo Lima (Solidariedade) também entrou na disputa. Ambos são candidatos para deputado federal, cargo que já é ocupado por Alex Manente (Cidadania) e Vicentinho (PT), que tentam a reeleição.

Coronel Nishikawa (PL), por sua vez, é deputado estadual até o fim do ano e está tentando trocar a Assembleia Legislativa pela Câmara. Já Carla Morando (PSDB), Luiz Fernando e Barba (ambos do PT) estão tentando renovar o mandato por mais quatro anos na Alesp.

Santo André

O sistema de colocar a esposa do prefeito como candidata a estadual e o vice-prefeito para federal se repete em Santo André. A primeira-dama Ana Carolina Serra (Cidadania) disputa uma vaga na Alesp e o vice-prefeito Luiz Zacarias (PL) tenta ir para Brasília.

Outros dois vereadores, Jobert Minhoca (Podemos) e Ricardo Alvarez (PSOL) também tentam trocar a Câmara Municipal pela Alesp. O ex-secretário de educação de Mauá Wagner Cipriano (PC do B) busca uma vaga na Assembleia e o ex-secretário de habitação de Santo André Marangoni (União Brasil) é candidato a Federal.

SANTO ANDRÉ
DEPUTADO ESTADUALPARTIDO
ALTAIR MORAESREPUBLICANOS
ANA CAROLINA SERRACIDADANIA
EDIANE MARIAPSOL
JOBERT MINHOCAPODEMOS
KAIQUE VICENTENOVO
PROFESSOR ROBERTOPMB
RICARDO ALVAREZPSOL
WAGNER CIPRIANOPC do B
DEPUTADO FEDERAL
ANDRÉ DO VIVAPATRIOTA
ERICK ELOIPDT
MARANGONIUNIÃO BRASIL
JOSÉ BITTENCOURTAVANTE
JÚNIOR OROSCOUNIÃO BRASIL
LUIZ ZACARIASPL
MARTA SOBRAL COLETIVO DO ESPORTEPT
HEREDIAPTB
PAULO PROIETINOVO

Ao todo, a Agência Mural localizou 17 candidatos andreenses nesta eleição, sendo oito para a Câmara e 9 para a Alesp.

Assim como em São Bernardo, o Novo também está no top 3 de candidaturas, com dois concorrentes, um para cada cargo. O PSOL e a União Brasil também têm dois candidatos. O PSDB do prefeito Paulo Serra não apareceu na lista.

Sair da versão mobile