Thiago Torres, o Chavoso da USP, um dos principais intelectuais periféricos da atualidade, discute o papel dos jovens das quebradas nas eleições, em papo exclusivo com a Mural
Quando você pensa em um intelectual, qual figura te vem à cabeça? “Um homem branco, europeu, que fala bonito, dentro da normal culta. Mas essa ideia está mudando”. Quem afirma tem propriedade: Thiago Torres, mais conhecido como Chavoso da USP, estudante de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo e considerado um dos principais intelectuais periféricos da atualidade.
Ele cresceu na Brasilândia, na zona norte da capital paulista, e ganhou destaque nas redes sociais pelos debates críticos, pela atuação para que mais jovens periféricos entrassem nas universidades públicas e por compartilhar as contradições de ser um morador da periferia e estudar na maior universidade do país.
Em papo exclusivo com a Agência Mural, ele discute o papel do intelectual periférico e o que esperar das eleições de 2024 nas quebradas. “Os jovens precisam entender que tudo é político e que existe a política institucional e a política da rua”, disse. “A gente não pode achar que um dia algum político salvador vai aparecer e salvar a gente. Não vai. Só o povo salvo o povo”.
Jornalista e redator. Atuou nas redações do Observatório do Terceiro Setor e Rádio CBN. Adora livros, cinema, podcasts e debater sobre política internacional. Palmeirense. Correspondente do Jardim São Luís desde 2022.
A Agência Mural de Jornalismo das Periferias, uma organização sem fins lucrativos, tem como missão reduzir as lacunas de informação sobre as periferias da Grande São Paulo. Portanto queremos que nossas reportagens alcancem outras e novas audiências.
Se você quer saber como republicar nosso conteúdo, seja ele texto, foto, arte, vídeo, áudio, no seu meio, escreva pra gente.
Envie uma mensagem para [email protected]