Quando você pensa em um intelectual, qual figura te vem à cabeça? “Um homem branco, europeu, que fala bonito, dentro da normal culta. Mas essa ideia está mudando”. Quem afirma tem propriedade: Thiago Torres, mais conhecido como Chavoso da USP, estudante de Ciências Sociais da Universidade de São Paulo e considerado um dos principais intelectuais periféricos da atualidade.
Ele cresceu na Brasilândia, na zona norte da capital paulista, e ganhou destaque nas redes sociais pelos debates críticos, pela atuação para que mais jovens periféricos entrassem nas universidades públicas e por compartilhar as contradições de ser um morador da periferia e estudar na maior universidade do país.
Em papo exclusivo com a Agência Mural, ele discute o papel do intelectual periférico e o que esperar das eleições de 2024 nas quebradas. “Os jovens precisam entender que tudo é político e que existe a política institucional e a política da rua”, disse. “A gente não pode achar que um dia algum político salvador vai aparecer e salvar a gente. Não vai. Só o povo salvo o povo”.