Ícone do site Agência Mural

Coletivos criam selo em Caieiras para difundir o hip hop na Grande SP

Por: Pedro Santi

Fundado em 2023 na cidade de Caieiras, na Grande São Paulo, o movimento “Arte, Guerrilha e Conhecimento” tem buscado difundir no município diversas linguagens artísticas como dança, cinema, poesia, música e fotografia.

Criado pelos coletivos Prelúdio, Mangueio Filmes e Deliricamente, o grupo tem atuado em praças, ruas e escolas. “A união dos três coletivos veio com a intenção de propagar a arte no território e trazer um impacto de transformação mesmo, incentivando o movimento artístico independente e periférico da cidade”, diz Muka, bboy produtor cultural e video maker. Confira mais no vídeo:

Os 3 coletivos que criaram o movimento

1

Prelúdio

Prelúdio é o que vem antes – aquilo que anuncia, que prevê. Criado em 2019, o grupo conecta elementos da arte por meio da cultura hip hop. Hoje, realiza apresentações de breaking, eventos, projetos culturais e produção de vídeos.

@coletivopreludio

2

Mangueio Filmes

“Mangueio” é pedir com jeito. Na linguagem das ruas é um meio de sobrevivência.

É também uma forma de arte, de contar uma história. Também nascida em 2019, a Mangueio Filmes defende a fotografia, o cinema e a música como ferramentas de transformação cultural, social e espiritual. Hoje, atuam produzindo documentários, filmes e videoclipes independentes sobre a cena urbana e periférica.

@mangueiofilmes

3

Deliricamente

Para os delírios da mente, poesia, verso e som como forma de expressão. O coletivo Deliricamente traz literatura periférica, hip-hop e canção. Hoje, atua com músicas, batalhas de rima, intervenções urbanas e shows de rap

@deliricamente_

Sair da versão mobile