No último sábado (20), ocorreu o lançamento do projeto Mural Local no Capão Redondo, na zona sul da capital paulista, ampliando a cobertura jornalística no distrito. O objetivo é manter os moradores bem informados sobre serviços públicos, agendas culturais, oportunidades de trabalho e alertas climáticos.
O ponto de encontro para o evento foi a estação de metrô do Capão Redondo. Quem passou pelo local recebeu um encarte impresso com notícias da região e conversou com a equipe da Mural sobre ideias de pautas e reportagens. Os correspondentes locais convidaram moradores e comerciantes para ingressarem na comunidade do Whatsapp do projeto, onde são postadas as principais notícias.
“O Capão Redondo é um dos distritos mais importantes da zona sul de São Paulo, e queremos aproximar ainda mais a população daqui do jornalismo local“
Vagner de Alencar, cofundador e Diretor de Jornalismo da Agência Mural.
A equipe também visitou comércios locais para divulgar a iniciativa e levantar possibilidades de parcerias que ajudem a fortalecer a economia do distrito e superar os desafios dos empreendedores periféricos.
Este foi o terceiro lançamento do Mural Local, que já esteve no Itaim Paulista, na zona leste de São Paulo, e em Osasco, na região metropolitana.
Equipe da Mural distribuiu encarte com notícias do Capão Redondo @Léu Britto/ Agência Mural
Jornalismo local periférico com uso de Inteligência Artificial
O projeto usa inteligência artificial para transformar dados públicos em alertas simples e úteis, enviados direto para o celular dos leitores, possibilitando mais agilidade na circulação de informações confiáveis.
“E estamos falando de inteligência artificial aplicada para ouvir as demandas locais e apoiar a população”, explica Vagner. “Através do nosso jornalismo profissional, as pessoas vão acessar notícias por uma página própria e também pelo Whatsapp”.
Bate papo com moradores possibilitou troca de ideias e escuta sobre demandas locais @Léu Britto/ Agência Mural
Eloísa Patrícia, 19, estudante de jornalismo, já acompanhava as reportagens da Agência Mural e fez questão de vir conversar com a equipe. “Iniciativas como essa podem dar mais visibilidade a pautas sobre saúde pública e eventos culturais que precisam aparecer mais na mídia. Nossa cultura precisa ser valorizada.”
O entregador Nicolas André, 21, concorda. Ele aproveitou uma pausa no trabalho para conhecer o projeto e afirmou que é importante cobrir e acompanhar a diversidade cultural do Capão Redondo. “Se eu soubesse de um lugar que tem mais notícias do que está acontecendo, um rolê maneiro, é lógico que eu vou querer ir”.
Metrô Capão Redondo foi ponto de encontro para o lançamento @Léu Britto/ Agência Mural
O criador da página Capão Atento, Felipe Silva, 33, também esteve presente e reforçou a necessidade de contar as histórias do bairro que ajudem a romper estereótipos. “Eu admiro o trabalho da Mural e sei que a agência é essencial para cobrir as potência do Capão Redondo, nas vielas e pequenas ruas cheia de histórias de pessoas fantásticas, que precisam de visibilidade”.
Próximos Passos
Depois de Itaim Paulista, Osasco e Capão Redondo, o Mural Local chegará a mais dois territórios ainda em 2025: Mauá e Guarulhos, nos dias 4 e 18 de outubro, respectivamente.
O projeto é realizado em parceria com o IFPIM (Fundo Internacional para Mídia de Interesse Público), a Agência Tatu e o Desafio de Inovação em JornalismoAI, promovido pela London School of Economics.

