A educação infantil é uma importante aliada no desenvolvimento de uma criança. É na primeira infância, entre 0 e 6 anos, que os humanos fazem 90% das conexões cerebrais de toda a vida, e a educação ajuda a estimular os pequenos nesta fase.
“Temos muitos estudos, tanto no Brasil quanto no exterior, que mostram que uma creche de boa qualidade é muito benéfica para o desenvolvimento integral da criança”, explica a psicóloga Beatriz Abuchaim, gerente de Conhecimento Aplicado da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.
A porta de entrada para a educação infantil no Brasil acontece por meio das creches, que recebem crianças entre 0 e 4 anos. A legislação brasileira permite que as famílias decidam se vão ou não levar os bebês para esses espaços, mas Beatriz explica que as crianças podem se beneficiar da interação nesta etapa da vida.
“Éum espaço onde ela vai receber cuidados adequados de sono, de alimentação e de higiene, e vai ter a oportunidade de interagir com outros adultos, outras crianças, e desenvolver habilidades socioemocionais, além de diversos estímulos para suas aprendizagens”, afirma a psicóloga.
Se você mora na capital paulista e tem um filho com idade entre 0 e 4 anos, pode fazer a matrícula dele em uma das 2,5 mil creches da prefeitura de São Paulo. Veja abaixo o passo a passo para conseguir uma vaga.
Passo 1 – Faça o cadastro no sistema da prefeitura
Procure o CEI (Centro de Educação Infantil) mais próximo da sua casa e leve os documentos necessários para efetuar o cadastro da criança no sistema da Secretaria Municipal de Educação. Se você não sabe onde ficam as creches do seu bairro, confira onde estão as unidades da região neste link.
Os itens exigidos para o cadastro e a matrícula são:
- Documento de identidade do aluno (como certidão de nascimento ou RG) – original e cópia simples;
- Comprovante ou declaração de endereço (como conta de água ou telefone) – original e cópia simples;
- Documento de identidade do responsável com foto (RG, RNE ou CNH) – original e cópia simples;
- CPF da criança e do responsável;
- Telefones para contato e e-mail do responsável;
- Declaração de vacinação atualizada – DVA;
- Cartão do Bolsa Família, caso seja beneficiário do programa;
- Cartão do SUS.
A escola também perguntará se a criança tem algum irmão matriculado na rede municipal. Caso falte algum documento, você pode fazer o cadastro mesmo assim e regularizar a pendência no prazo de até 30 dias.
Além disso, você também pode fazer a solicitação de matrícula sem sair de casa, preenchendo este formulário no site da Secretaria Municipal de Educação. Para o cadastro, você vai precisar dos seguintes dados:
- Certidão de nascimento da criança (vai ser anexada no sistema);
- Nome e data de nascimento da criança;
- Endereço da criança;
- Telefone e e-mail para contato do responsável;
- Raça/cor da criança;
- Indicar se a criança tem alguma deficiência;
- Indicar se a criança possui irmão matriculado na rede municipal infantil;
- Nome completo, sexo e país de origem de, pelos menos, um parente (preferencialmente a mãe);
- Nome completo, sexo e país de origem do responsável pela criança.
Passo 2 – Indicando preferência
A liberação das vagas leva em consideração a proximidade da creche com o endereço fornecido pela família. Na hora do cadastro, você pode indicar um CEI de preferência, que será a primeira opção para o encaminhamento.
Se não houver vaga nesta unidade, o sistema vai procurar outra opção que fique até 1,5 km de distância para bebês entre 0 e 2 anos. Crianças entre 2 e 3 anos podem ser enviadas para CEIs distantes até 2 km do endereço apontado.
Também é possível indicar mais de um endereço no cadastro. Assim, o sistema poderá procurar uma creche próxima ao seu trabalho ou à casa dos avós da criança, por exemplo.
Passo 3 – De olho na fila
Caso haja fila de espera para vagas, você receberá um número com um protocolo para acompanhar sua posição na fila neste site. Assim que chegar a sua vez, um funcionário entrará em contato e você terá até 10 dias para ir até a escola e efetuar a matrícula da criança.
Se a vaga oferecida não for na creche de sua preferência, você pode registrar a desistência da vaga e depois reativar o cadastro indicando o CEI que gostaria para o seu filho.
Passo 4 – Confirme a matrícula
Depois que receber a ligação do funcionário da prefeitura, é só seguir as orientações dele e efetivar a matrícula na creche indicada. Mas não se esqueça do prazo! Se você não for até a unidade em 10 dias, a criança perde a vaga e você precisará reativar o cadastro presencialmente para uma nova busca por creches.