Ícone do site Agência Mural

Confira quem são os candidatos a deputado de Osasco

Por: Ariane Costa Gomes

O perfil de candidatos a deputado de Osasco, na Grande São Paulo, envolve políticos ligados à prefeitura, ex-vereadores, ex-prefeitos, uma atleta e candidatos que tentam pela primeira vez uma vaga nos legislativos, aponta levantamento da Agência Mural.

Ao todo, 26 nomes foram identificados pela reportagem. A quantidade pode conter mais nomes, pois não há uma lista oficial no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) por município, dado que a disputa é estadual. Por conta disso, a Agência Mural trará algumas listas com candidaturas de algumas partes da região metropolitana.

Confira alguns nomes que estão na corrida eleitoral deste ano em Osasco e o link da página deles na Justiça Eleitoral:

Candidatos a deputado estadual
NomePartido
Ana Paula RossiPL
Billy SousaPROS
Cristina da EnfermagemPTB
Dr. GasparUNIÃO
Elias BitencourtAGIR
Emerson OsascoRede
Emídio de SouzaPT
Gerson PessoaPodemos
Karina Correia – Movimento PretasPSOL
Ralfi SilvaRepublicanos
Rogério SantosMDB
Simone LopesAGIR
Solange Pall – Mulheres de Todas as LutasPSOL

Candidatos a deputado federal
NomePartido
Carol CerqueiraUNIÂO
Délbio TeruelUNIÂO
Dr. André SaccoPSDB
Douglas Giglio PP
Dr. LindosoPSC
Fátima PortellaNOVO
Marcelão do PovoMDB
Michel FigueredoPatriota
Professora Tereza SantosPSB
Reinaldo MotaPatriota
Ribamar SilvaPSD
Simony dos AnjosPSOL
Tandara CaixetaMDB

Reeleição

Atualmente, a cidade tem um deputado estadual com origem na cidade, o ex-prefeito Emídio de Souza (PT), candidato à reeleição.

Candidato do prefeito

Também é candidato a estadual, Gerson Pessoa (Podemos), ex-secretário de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Econômico e aliado do prefeito Rogério Lins (Podemos).

Na Câmara Municipal

Há sete vereadores concorrendo nas eleições de 2022. Ana Paula Rossi (PL), filha do ex-prefeito Francisco Rossi (PL), Ralfi Silva (Republicanos), Emerson Osasco (Rede) e Rogério Santos (MDB) tentam uma vaga de deputado estadual.

Délbio Teruel (União), Michel Figueredo (Patriota) e o presidente da Câmara Municipal, Ribamar Silva (PSD) concorrem ao cargo de deputado federal.

Mandatos coletivos

Karina Correia é co-vereadora no mandato Ativoz (PSOL) e faz parte da candidatura coletiva Movimento Pretas (PSOL) e concorre a deputado estadual. Solange Pall faz parte da candidatura coletiva Mulheres de Todas as Lutas (PSOL).

Ex-vereadores

Eleito três vezes vereador, Dr. André Sacco (PSDB) concorre desta vez a deputado federal.

Ex-vereador, Dr. Gaspar (União) também busca uma vaga na Assembleia Legislativa. Em 2020, começou a campanha eleitoral para a prefeitura, mas desistiu da candidatura.Na eleição deste ano, ele teve a candidatura indeferida (inválida), mas recorre da decisão.

Ex-candidatos a prefeito

Também para deputado federal, a cidade tem o ex-vereador Dr. Lindoso (PSC), Simony dos Anjos (PSOL) e Reinaldo Mota (Patriota). Todos eles concorreram à Prefeitura de Osasco em 2020.

Atleta

Tandara Caixeta (MDB) concorre pela primeira vez ao cargo de deputado federal. Campeã Olímpica em 2012, a jogadora do Osasco Voleibol Clube e da Seleção Brasileira foi condenada a quatro anos de suspensão do esporte por doping.

Outros nomes

Também concorrem a deputado estadual: Billy Sousa (PROS), Cristina da Enfermagem (PTB), Douglas Giglio (PP), Elias Bitencourt (Agir), Simone Lopes (Agir).

Para federal, Carol Cerqueira (União), Fátima Portella (NOVO), o ex-secretário de Meio Ambiente, Marcelão do Povo (MDB) e a Professora Tereza Santos (PSB).

Sair da versão mobile