A Educação de Jovens e Adultos, popularmente conhecida como EJA, está com inscrições abertas para o segundo semestre de 2023. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, os interessados podem se matricular diretamente na secretaria da escola mais próxima do bairro. Para saber quais unidades oferecem no programa, basta acessar a página da Prefeitura de São Paulo ou ligar para 156.
A EJA atende pessoas de todas as faixas etárias, a partir dos 15 anos de idade. Nas escolas da prefeitura de São Paulo, abrange todo o ensino fundamental, desde a alfabetização até o 9º ano.
Além disso, o programa busca oferecer uma educação mais acessível para aqueles que não concluíram o ensino formal, proporcionando diferentes formatos que se adequem às necessidades de cada aluno.
5 modalidades da Educação de Jovens e Adultos
EJA Regular: é oferecida em escolas municipais de ensino fundamental (Emefs) no período noturno, com carga horária de quatro horas diárias, das 19h às 23h.
EJA Modular: também é disponível no período noturno em Emefs, tem carga horária reduzida de quatro horas, sendo apenas 2 horas e 15 minutos de aulas presenciais por dia. Os horários de chegada e saída são flexíveis, sendo adequados para aqueles que trabalham e precisam de mais tempo para se deslocar.
Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs): a duração das aulas também é de 2 horas e 15 minutos por dia. A grande diferença é que algumas unidades oferecem opções de estudo nos períodos da manhã, tarde ou noite, permitindo que os alunos alternem a frequência de acordo com sua disponibilidade.
Movimento de Alfabetização Popular de São Paulo (MOVA): mantém turmas de alfabetização em comunidades, em espaços não escolares, para atender jovens e adultos nos períodos da manhã, tarde ou noite.
Centros Municipais de Capacitação e Treinamento (CMCTs): nessa modalidade jovens e adultos têm a oportunidade de frequentar cursos de formação profissional de curta duração nas áreas de panificação, confeitaria, elétrica residencial, mecânica de automóveis, corte e costura e auxiliar administrativo. Os cursos estão disponíveis nos turnos da manhã, tarde e noite. As duas unidades estão localizadas em São Miguel Paulista e Itaim Paulista, na zona leste da cidade.
Menos turmas
Nos últimos anos, houve uma redução no número de vagas disponíveis para a EJA. Segundo levantamento realizado pela Agência Mural por meio dos Dados Abertos da Prefeitura de São Paulo, foram fechadas 322 turmas entre 2019 e 2022. Além dessa diminuição, também houve uma redução no total de escolas que oferecem a educação de jovens e adultos.
Professores do sistema público de ensino apontam que a falta de investimento no programa e também a ausência de divulgação são fatores que têm contribuído para a queda das matrículas. Entre 2019 e 2022, as inscrições no programa caíram de 45.048 para 29.142.