Ícone do site Agência Mural

Conheça três parques de Guarulhos para curtir a natureza

Por: Redação

Todo mundo ama uma passeio no parque, certo? E em Guarulhos, na Grande São Paulo, não faltam opções. Pensando nisso, a Agência Mural fez uma lista com recomendações de áreas verdes para curtir sozinho, com a família, amigos e pets.

Além de espaços de lazer, os parques possibilitam contato com a natureza dentro das cidades. Eles são essenciais para a saúde física e mental da população e para ajudar a conter os efeitos da crise climática.

Guarulhos, com quase 1 milhão e 300 mil habitantes, segundo o IBGE, é o segundo maior município da região metropolitana de São Paulo, depois da capital paulista e abriga uma grande área de mata atlântica preservada.

Bosque Maia, em Guarulhos @Léu Britto/ Agência Mural

Bosque Maia

O Recanto Municipal da Árvore, mais conhecido como Bosque Maia, é o maior parque urbano de Guarulhos, fundado em 1974. O espaço, além de mata atlântica preservada, possui ciclovias e espaços de lazer para a população. O bosque também é referência em atividades culturais e permite eventos e festas.

Bosque Maia

Endereço: Av. Paulo Faccini, S/N°, Centro

Horário de funcionamento: Todos os dias, das 06h às 22h

Parque Estadual da Cantareira

Inaugurado em 1962, o Parque Estadual da Cantareira é uma das maiores áreas de mata tropical da Grande São Paulo e do mundo. Além de Guarulhos, sua área agrega parte de Mairiporã, Caieiras e a capital paulista. Além da ciclovia da Pedra Grande, o parque possui 15 outras trilhas, com graus de dificuldade.

Para visitar algumas atrações (como o Engordador, Águas Claras e Pedra Grande) é necessário comprar ingressos e agendar uma data previamente. Os valores variam entre R$30 a R$60.

Parque Estadual da Cantareira

Endereço: Rua do Horto, 1799 – Horto Florestal

Horário de funcionamento: De quarta a domingo (incluindo feriados), das 08h às 17h

Morro do Nhangussu

Além de espaço para trilhas e passeios na natureza, o local é um sítio arqueológico com rochas pré-históricas. Durante o período colonial, foi o primeiro ponto de lavra de ouro do Brasil. É um dos pontos mais altos da cidade, com 961 metros de altitude.

Além de um mirante para apreciar a vista, os visitantes também podem ir ao bar “Quintal do Nhangussu”, localizado na entrada do ponto turístico. É possível chegar de carro ao mirante ou fazer a rota à pé, em uma trilha na mata.

Morro do Nhangussu

Endereço: R. Monte Bianco, 329 – Água Azul

Sair da versão mobile