Todo mundo ama um passeio no parque, certo? Em Mauá, na Grande São Paulo, não faltam opções. A Agência Mural fez uma lista com recomendações de áreas verdes para curtir sozinho ou com a família, amigos e pets.
Além de espaços de lazer, os parques possibilitam contato com a natureza dentro das cidades. Eles são essenciais para a saúde física e mental da população e para ajudar a conter os efeitos da crise climática. Mauá, com mais de 418 mil habitantes, segundo o IBGE, faz parte do ABC Paulista. Está próximo ao rio Tamanduateí, que deságua no Tietê e abriga área de Mata Atlântica preservada. Confira as dicas.
É conhecido como Parque das Nascentes do Tamanduateí, porque abriga várias nascentes do rio com este nome. Foi criado e projetado em 1975 pelo famoso arquiteto Burle Marx.
Possui um viveiro e é uma área protegida por lei federal, porque está localizado em APA (Área de Proteção Ambiental). Recentemente, na gruta do parque, foi encontrada uma espécie única de caranguejo no mundo.
Endereço: Rua Luzia da Silva Itabaiana, 101, na altura da avenida Barão de Mauá, 5.600
Funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h
Contato: 4578-5711
Aberto ao público há 83 anos, possuí 500 metros quadrados de Mata Atlântica preservada, com nascentes e trilhas para caminhar admirando a fauna e flora locais.
Endereço: Avenida Capitão João, 3220, Jardim Guapituba, próximo ao terminal de ônibus
Funcionamento: todos os dias, das 7h às 17h, com estacionamento gratuito.
Contato: 4512-7775
Oferece atividades culturais como teatro, shows de reggae e roda de samba em meio a natureza. Para os mais radicais, há uma pista de skate. O local abriga também uma feira de empreendedorismo no local.
Endereço: Rua Francisco Ortega Escobar, S/N Vila Noêmia
Funcionamento: de terça a sexta das 9h às 21h; e aos sábado e domingo das 9h às 20h
Para consultar a programação só acessar o Instagram do parque.
Fonte: Prefeitura de Mauá, site Educação ambiental

