Foto: Ricardo Vaz/Divulgação
No ano em que o Sarau da Cooperifa completa 17 anos, sendo realizado todas às terças-feiras no bar do Zé Batidão, no Jardim Guarujá, zona sul de São Paulo, é realizada também a 11ª Mostra Cultural da Cooperifa.
Dentro da programação, que contém apresentações artísticas e debates, haverá a mesa “Memórias e Imaginários: o que é o jornalismo nas periferias?”, com mediação da Julia Reis, repórter da Agência Mural de Jornalismo das Periferias.
O debate será no próximo sábado (10), às 18h, na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, às 18h, e terá a participação de Aline Rodrigues, co-fundadora do coletivo de Comunicação Periferia em Movimento, e de Ronaldo Matos, um dos criadores do coletivo de comunicação Desenrola E Não Me Enrola, que também realiza o Você Repórter da Periferia, programa anual de formação de jovens comunicadores populares.
Correspondente de Taboão da Serra, Julia afirma que é uma oportunidade de conversar com a comunidade sobre o que o jornalismo local e periférico faz. “Neste momento difícil para os veículos e a comunicação brasileira, queremos mostrar como e o quanto o jornalismo que a gente faz trabalha para desestereotipar e humanizar as periferias, abrindo um diálogo para a reflexão de sua importância”, afirma.
O evento é gratuito e irá acontecer após um debate que acontecerá, às 16h, com o tema “Periferia Empreendedora e Inovadora”. Para fechar a programação do dia, haverá a apresentação musical “Agosto na cidade murada”, de Salloma Salomão e as Profetas do Após Calypso, às 20h.
Veja a programação completa da 11º Mostra Cultural da Cooperifa.
Memórias e Imaginários: o que é o jornalismo nas periferias?
Quando: sábado (6/11)
Horário: 18h
Endereço: Fábrica de Cultura Jardim São Luís Antônio Ramos Rosa, 651. Gratuito