Em 18 de março, Marina Lopes, correspondente da Penha na Agência Mural e repórter do Porvir, foi para o Reino Unido visitar a Universidade de Cambridge para conhecer o departamento de exames e avaliação da universidade, além participar de reuniões sobre ensino, aprendizagem e avaliação de inglês.
A jornalista foi a vencedora do Prêmio Cambridge English de Jornalismo Educacional, oferecido a associados da Jeduca pelo Cambridge Assessment English, departamento da instituição responsável pela certificação de proficiência em inglês e pela formação de professores.
O prêmio busca atrair a atenção de jornalistas para a produção de pautas relacionadas ao ensino da língua inglesa. Para concorrer, jornalistas associados da Jeduca deveriam enviar uma sugestão de pauta.
A proposta da Marina foi escolhida entre os 14 participantes que concorreram a uma viagem à Universidade de Cambridge, incluindo passagem, três noites de hospedagem, traslado e refeições, além de visita guiada ao departamento de exames e avaliação e reuniões com especialistas de ensino, aprendizagem e avaliação de inglês.
A pauta sugerida, enfoca o que há de errado com o ensino de inglês nas escolas públicas brasileiras e como educadores de diferentes regiões estão inovando para aproximar a língua do cotidiano dos alunos. A reportagem será publicada no Portal Porvir.
Marina conta que há oito anos, ingressou em um curso de jornalismo como bolsista e jamais imaginaria embarcar para Europa e que seria contemplada com um Prêmio assim.
“Pela minha história e a de tantos amigos que acessaram o ensino superior nos últimos anos, a universidade não pode ser restrita para poucos. Ela deve ser um caminho possível para que outros jovens brasileiros possam continuar sonhando”, declarou.
Ela destaca ainda que muitos estudantes brasileiros concluem o ensino médio com baixa proficiência no inglês.
“Para compreender melhor os diferentes aspectos envolvidos no aprendizado da língua, durante a viagem pude visitar os departamentos Cambridge Assessment English (exames e avaliação) e Cambridge University Press (editora), que fazem parte da Universidade Cambridge”, conclui.