A Agência Mural foi convidada pela Énois para participar de uma imersão com 14 jovens da região norte do Brasil, que fazem parte do Programa de Coformação de Jornalistas Floresta Micélio-Sumaúma.
No começo de abril, os comunicadores participaram de uma roda de conversa na sede da Enóis e contou com a participação do fotorrepórter da Mural, Léu Britto, para contar o começo da agência, sua trajetória e o trabalho que realiza junto aos muralistas na cobertura local das periferias da Grande São Paulo.
Além disso, cinco jornalistas da rede de correspondentes da Mural receberam os jovens que se dividiram em grupos de três pessoas para acompanharem a campo as entrevistas de alguns moradores das periferias de São Paulo.
Os muralistas que receberam o grupo são da zona sul e leste: Glória Maria (Paraisópolis), Isabela Alves (Grajaú), Jacqueline Maria (Cidade Ademar), Luís Antônio (Cidade Tiradentes) e Matheus Oliveira (São Mateus).
Após conhecerem os bairros dos muralistas, o grupo foi também na redação da Agência Mural com sede no Cine Hub, no centro de São Paulo, puderam ver de perto o trabalho da equipe e entender como organizam a rede de colaboradores.
“Foi uma tarde rica e de muitas trocas. Fizemos um bate-papo para explicar a Mural, os projetos e como mantemos um veículo independente há mais de uma década”, conta Paulo Talarico, diretor de Treinamento e dados na Mural.
O Programa de Coformação de Jornalistas-Floresta Micélio-SUMAÚMA começou no ano passado e, ao longo de um ano, com 14 pessoas do Médio Xingu (quatro Indígenas, três Beiradeiros, uma Quilombola, uma camponesa, uma pescadora, uma enfermeira de saúde indígena e jovens de coletivos urbanos de Altamira).
Nesta fase final, o programa ofereceu uma imersão em que os participantes tiveram a oportunidade de conhecer redações, periferias e centros culturais pelas regiões de São Paulo.