Ícone do site Agência Mural

Clima de Natal em Guarulhos: moradores se unem e decoram praça no Jardim Cumbica

Por: Evelyn Fagundes

A praça Geraldo Cândido do Nascimento, no bairro do Jardim Cumbica, em Guarulhos, recebeu luzes natalinas e tem atraído moradores da região para prestigiar a decoração. O trabalho de enfeitar a praça partiu de uma iniciativa comunitária de um grupo de residentes da cidade da Grande São Paulo.

“Virou ponto turístico do bairro. Todo mundo vem pra cá tirar foto”, diz Jéssica Moura, 30, uma das organizadoras do projeto “Natal Iluminado”.

A ideia era atrair famílias ao local que, segundo os organizadores, virou um ponto de uso de drogas e consumo de álcool nos últimos anos.

“Deu certo, fizemos tudo para as famílias e as crianças e a gente conseguiu atingi-las. O medo era de as pessoas não virem por medo de vir à praça, principalmente à noite. Os moradores do bairro tinham medo de vir aqui”, conta Rodrigo Borges, 35, que diz acreditar que a ação tornou o ambiente um ponto de lazer familiar.

Pais levam os filhos para ver a decoração natalina @Evelyn Fagundes/Agência Mural

A psicóloga Amanda Pires, 27, notou que os visitantes têm feito chamada de vídeo com parentes para mostrar os enfeites natalinos. “O que tenho visto que é muito legal são os moradores que fazem videochamada para a família que tá longe e falam ‘olha o que tem aqui na praça do meu bairro’”, afirmou.

Além disso, Amanda destacou que, em vista da movimentação que a praça ganhou, comerciantes itinerantes voltaram a marcar presença no local para vender lanches e outros alimentos para quem aprecia a decoração natalina. “Ontem estava lotado, vem o cara da pipoca, o cara vender churros”, afirma.

A união faz a força

A ação foi planejada pelo grupo “A união faz a força”. O grupo nasceu em 2019 no Jardim Cumbica e é formado por 20 voluntários que realizam ações pelo bairro, como festa do Dia das Crianças e festa junina.

Neste ano, foi a primeira vez que os moradores conseguiram colocar de pé o projeto “Natal Iluminado”, por meio de doações recebidas e também com rifas para levantar fundos e comprar o material da decoração.

O grupo de moradores “A união faz a força” colocou luzes nas árvores e carneiros iluminados na praça @Evelyn Fagundes/Agência Mural

‘Tinha pouca coisa, mas depois foi acontecendo, as doações foram chegando até chegar nesse nível que estamos. Foi ralado. Dá um orgulho de olhar depois de tudo pronto’

Rodrigo, morador do Jardim Cumbica

O evento também é uma sequência da última festa das crianças. Em outubro deste ano, os membros do grupo pediram para que os pequenos escrevessem cartas ao Papai Noel pedindo algum presente.

Com as cartas, o grupo tem procurado por pessoas que possam “apadrinhar” o desejo de cada criança e presenteá-la com o item solicitado. Das 120 cartinhas, 70 já foram apadrinhadas por moradores do bairro.

Conforme recorda Luan Santos, 36, outro organizador do projeto, para fazer a ação de natal na praça, foi preciso realmente “começar do zero”. “Fizemos até a jardinagem. As pessoas carpiram e tiraram o mato alto da praça”, diz.

Famílias, casais e amigos visitam a praça para ver a decoração natalina @Evelyn Fagundes/Agência Mural

A decoração natalina chamou a atenção de quem não mora no Jardim Cumbica. Renan Vicente e Bruna de Paula, casal entrevistado durante um passeio na pracinha, disseram que moram no Alvorada, bairro próximo. Ao passar rapidamente há alguns dias pela praça e ver todas as luzes, resolveram que deveriam voltar para visitar o local.

“Passei aqui esses dias e vi a decoração e adorei a iniciativa. Atrai bastante gente”, afirmou Renan. “É uma boa oportunidade para reunir os moradores, acho que chama bastante atenção. Todo mundo que passa já para e se não pode parar naquela hora, passa depois, como a gente fez, achei bem legal”, diz a moradora do bairro vizinho.

“É a Guararema de Cumbica”, brinca Rodrigo ao comparar a praça com a cidade de Guararema, cidade do Alto Tietê na Grande São Paulo, que tradicionalmente – exceto neste ano – realiza um grande projeto de decoração de Natal pelo município.

Sair da versão mobile