A demora e os atrasos das linhas de ônibus vem sendo motivo de dor de cabeça para os moradores do Jardim São Luís, na zona sul de São Paulo. Além das longas esperas, as alterações supresas nas rotas são reclamações constantes de quem depende do transporte diariamente na região.
Recentemente, muralistas do extremo sul da capital paulista relataram as dificuldades encontradas devido ao longo tempo de espera das linhas que saem do Terminal Grajaú e ligam bairros mais ao centro da capital.
No caso do Jardim São Luís, moradores afirmam já ter esperado quase o triplo do tempo em trajetos teoricamente curtos, como o percurso do bairro até o Terminal Santo Amaro, que deveria levar em média de 20 a 30 minutos.
A técnica administrativa Eliane Oliveira, 45, exemplifica a situação dos atrasos. Ela conta que chega a esperar a linha 6805-10, que vai do Terminal Capelinha ao Terminal João Dias, por mais de trinta minutos no ponto.
Eliane também menciona desvios na rota que pegam muita gente de surpresa. “A linha deixou de descer no sentido do ‘feirão’ e seguiu direto pela Maria Coelho de Aguiar. Eu não vi nenhuma informação de alteração, então sabia da mudança do trajeto, o que me faz descer bem mais longe de casa”.
Sobre os desvios, a copeira hospitalar Gabriela Gariglio, 30, também afirma ter sido surpreendida com mudanças nas rotas do bairro. Ela destaca que os motivos podem ser as constantes obras pluviais que vêm acontecendo no Jardim São Luís, conforme já foi relatado pela Mural.
“Esses dias, a linha que vai para o Terminal Princesa Isabel (609F-10) começou a fazer outro trajeto, pela Avenida Guido Caloi. Não sabia que ele estava indo por esse caminho. Acredito que tenha a ver com as obras na Maria Coelho, no ‘feirão’”, ressalta Gabriela.
Vale destacar que as obras também foram realizadas na Avenida Geraldo Fraga de Oliveira, região conhecida no Jardim São Luís como “Feirão”, onde ocorre a feira livre do bairro aos domingos e quartas.
Um estudo do movimento Devolve Nosso Busão mostra que, na região do Jardim São Luís e em bairros vizinhos como Jardim Ibirapuera e Jardim Capelinha, a redução na operação de ônibus que cortam o Jardim São Luís chega a mais de 35% em algumas linhas, entre 2019 e 2023.
Segundo a pesquisa, a linha 6007-10, citada na matéria, passou por uma diminuição de 17,1% nas viagens nos últimos cinco anos. A líder de reduções é a 6043-10, que sai do Jardim Capelinha e vai até o Terminal Santo Amaro com 35,2% menos viagens em relação a 2019, passando de 1.401 para 909 viagens no último ano.
Dados da Pesquisa de mobilidade “Viver em São Paulo”, da Rede Nossa São Paulo, indicam que a demora dos ônibus na zona sul aumentou em 2023, com uma média de 20 minutos de espera.
O tempo médio que um passageiro passa esperando por um ônibus na capital é de 21 minutos atualmente, variando de 18 a 23 minutos entre as regiões da cidade.
Ainda de acordo com a pesquisa, a frequência e a pontualidade dos ônibus estão entre os cinco principais problemas citados pelos entrevistados.
A assiduidade das viagens foi citada por 23% dos passageiros como um dos grandes problemas a se resolver no transporte da cidade, enquanto 13% afirmam que os atrasos na chegada das linhas aos pontos de parada é um percalço no transporte.
Com base nos relatos e nos dados apresentados pelas pesquisas, a Agência Mural entrou em contato com a SPTrans para entender a causa das demoras e reduções das linhas.
Em nota, o órgão afirma que durante a atual gestão nenhuma ligação de transporte por ônibus foi extinta e a rede “não encolheu”, pois a oferta de transporte público por ônibus foi mantida sempre acima da demanda apresentada.
A SPTrans ainda afirma que as concessionárias das linhas citadas pela matéria foram multadas por descumprimento e atraso das partidas.
Sobre os desvios nas rotas, a nota destaca que a “operação dos ônibus está sujeita a interferências viárias no trajeto, como sinistros de trânsito e obras, que podem causar intervalos além do programado.”