O Brasil conta com quase metade dos municípios sem jornalismo local, os chamados desertos de notícias. São cidades onde vivem 26 milhões de pessoas. Mas, além delas, há uma grande quantidade de territórios que possuem apenas um ou dois veículos que fazem essa cobertura. São os ‘quase desertos’ porque correm risco de também se tornarem regiões sem nenhuma cobertura.
Os dados são do Atlas da Notícia, levantamento que anualmente tem mostrado o cenário de dificuldade para o acesso à informação de qualidade em várias partes do Brasil.
Na Grande São Paulo, cerca de 1 milhão de moradores vivem em desertos ou quase desertos. A Agência Mural mostra nesta semana em reportagem especial a realidade de Pirapora do Bom Jesus, município da região metropolitana de cerca de 20 mil moradores que vivem sem nenhum acesso a jornalismo local.
Quer saber a situação da sua cidade? Confira no gráfico abaixo se seu município é um deserto ou quase deserto ou se atualmente conta com ao menos três organizações de jornalismo local.