Vagner de Alencar, diretor de jornalismo da Agência Mural, foi selecionado para participar do Hubert H. Humphrey Fellowship, programa de intercâmbio profissional nos Estados Unidos destinado a profissionais em meio de carreira do terceiro setor e de organizações não-governamentais.
“É uma alegria imensa representar o Brasil na área de comunicação. Esta é uma oportunidade não apenas de enriquecer minha jornada profissional, mas também de me permitir colaborar com líderes globais e trazer novas perspectivas para o trabalho que realizamos na Agência Mural”, destaca Vagner, que além de jornalista formado pelo Mackenzie, é mestre e doutor em Educação pela PUC-SP.
O programa é financiado pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos e administrado pelo Instituto de Educação Internacional. Mais de 6.000 candidaturas são realizadas anualmente, das quais são escolhidos cerca de 150 profissionais internacionais, de diferentes campos de atuação, como jornalismo, desenvolvimento econômico, administração pública e políticas públicas, direitos humanos e justiça, entre outras.
O fellowship oferece dez meses de estudos não-acadêmicos, experiências de aperfeiçoamento profissional, participação em seminários, encontros de networking e uma série de outras atividades com foco no desenvolvimento de carreira.
Além disso, os candidatos escolhidos que não dominam a língua inglesa têm a oportunidade de participar de um treinamento de longo prazo no idioma, como foi o caso de Vagner. “Sem dúvidas, esse é um dos grandes diferenciais do programa: poder aprimorar o inglês, não simplesmente ser descartado por não dominar a língua”.
“No começo de abril, desembarquei com mais 13 bolsistas aqui na cidade de Champaign, em Illinois, para o curso intensivo, onde ficaremos juntos por quatro meses. Para além das aulas e da vivência na cultura americana, tem sido incrível conviver com gente de todo canto do mundo, especialistas de diversas áreas, vindos do Equador, Colômbia, Vietnã, Índia, Bangladesh, Nepal etc”, pontua.
Após a imersão no idioma, Vagner segue para Phoenix, no Arizona, onde dará início ao fellowship junto com mais 10 jornalistas internacionais: da Bulgária, Burkina Faso, Burundi, Costa do Marfim, Hungria, Israel, Montenegro, Ruanda, Coreia do Sul e Zimbábue.
Os fellows terão como anfitriã a Universidade Estadual do Arizona, considerada a maior universidade pública de pesquisa do país, mais especificamente a Walter Cronkite School, uma das principais escolas de jornalismo e comunicação de massa do país.
“Além disso, outra coisa bacana do programa será a possibilidade de estagiar em algum meio de comunicação ou organização jornalística. Nem preciso mais dizer o quanto estou feliz e empolgado com o que virá, não é mesmo?”, finaliza.